Veja como conferir o primeiro Eclipse Solar de 2020 que aconteceu há poucas horas
Créditos: Reprodução/ Tribuna Livre

Veja como conferir o primeiro Eclipse Solar de 2020 que aconteceu há poucas horas

O eclipse "anel de fogo" não pode ser visto a olho nu no Brasil

Leitura Rápida

  • O primeiro eclipse solar de 2020 aconteceu na madrugada do dia 21 de junho
  • Ele teve o fenômeno "anel de fogo", quando a Lua não consegue cobrir o Sol completamente
  • Apenas alguns países da Ásia e da África puderam ver o fenômeno a olho nu
  • Você pode conferir como foi o fenômeno nos vídeos linkados abaixo

Na madrugada deste domingo, dia 21 de junho de 2020, aconteceu o primeiro eclipse solar do ano. Ele pode ser visto a olho nu por alguns países da África, e também da Ásia. Para quem não conseguiu ver nitidamente o fenômeno, pode acompanhar a transmissão que ocorreu enquanto esteve acontecendo. Diversos sites especializados fizeram transmissões ao vivo, permitindo que todos os outros continentes possam observar o fenômeno.

Esse Eclipse é especial porque apresentou um chamado "anel de fogo". Isso acontece quando a Lua não consegue cobrir o Sol completamente, formando um escape de luz ao redor, que faz todo o contorno do astro.

Quem pode observar o fenômeno foram as pessoas que estão na Índia, Paquistão, Arábia Saudita, República Democrática do Congo, Etiópia, Omã, Iêmen, Taiwan, Etiópia e Sudão. Outros países do norte também tiveram uma visão privilegiada do céu nesta madrugada. Como por exemplo países ao norte do Oceano Pacífico e algumas regiões do norte da Austrália.

A Space.com fez uma transmissão ao vivo do fenômeno, para que quem quiser observar possa fazer isso independente da sua região. Há uma narração em inglês, para que os observadores possam entender o que está acontecendo. A live está no ar desde sábado, dia 20 e pode ser vista no link abaixo:

Outra opção é acompanhar pelo projeto Virtual Telescope. A transmissão iniciou às 2h30, em horário de Brasília e mostrou toda a evolução da movimentação dos astros. Ela também é narrada em inglês, para quem desejar acompanhar com descrição.

A Time And Date também fez sua própria transmissão e narrou os acontecimentos ao vivo. Eles estavam acompanhando a partir de Taiwan, na Ásia. O link para conferir como foi o fenômeno pode ser visto abaixo:

Continua após a publicidade

O fenômeno ocorreu na madrugada do dia 20 para o dia 21. Caso alguma das transmissões já tenham sido encerradas, você pode acompanhar o primeiro eclipse solar na íntegra pelos vídeos que ficam salvos nos canais do YouTube de cada um dos projetos.


Sugestão de vídeo:

DRONE captura imagens de cardume com +/- 200.000 PEIXES - Pesca Artesanal da TAINHA

Via: TecMundo
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.