Aibo, cão robô da Sony, agora vai esperar seus donos na porta
Créditos: Divulgação/ Sony

Aibo, cão robô da Sony, agora vai esperar seus donos na porta

Atualização vai permitir que o cahorro aprenda a hora que seus donos chegam

Leitura Rápida

  • O cão robô da Sony, AIbo, agora vai começar a esperar os donos na porta de casa
  • É necessário que os tutores ensinam onde é a localização que o cachorrinho robótico deve ficar
  • Com o tempo, ele vai aprender e esperar pela hora do retorno de seus donos, assim como um cachorro real faria

A Sony anunciou um novo update para o seu cão robô Aibo. Agora, o cãozinho mecânico aprende e espera seus donos quando eles chegam em casa. Os tutores ensinam onde é a porta de entrada, que é marcada com um símbolo no mapa do app do robô. Assim, ele fica esperando na porta de entrada pelo retorno, como um cachorro real faria. 

Site oficial do Aibo

A Sony lançou o Aibo em 2017, depois de anos de protótipos e outros produtos similares. Ele tem uma série de recursos e é um robô sofisticado, com a aparência e comportamento de um cachorro doméstico. A empresa prometeu que lançaria atualizações futuras para aprimorar o comportamento e, parece que tem cumprido a promessa. 

O Aibo deve, teoricamente, se aproximar e dizer olá toda vez que a porta da frente é aberta. Quando o dono chega e diz "estou em casa", ele fará o cumprimento. O objetivo da Sony é que, com o tempo, ele aprenda a hora que seus donos chegam em casa e comece a esperar por eles. 

De acordo com o site da Sony, é necessário que os donos do Aibo instruam onde será o ponto de encontro. Para isso, é preciso levar o cãozinho até a entrada da sua casa e dizer uma frase como "é aqui que você deve ir".

O robô deve fazer o movimento de abaixar a cabeça e 'cheirar' o chão. Isso vai indicar que ele está armazenando o local. Para ter certeza que o processo deu certo, é necessário conferir se um ícone de porta apareceu no mapa, que fica no aplicativo complementar do Aibo.

Continua após a publicidade

A ultima atualização foi feita em novembro de 2019. A Sony lançou o firmware 2.5 que também adicionava uma série de novos recursos, para fazer com que ele tivesse um comportamento semelhante a um cão real. Ele passou a ter treinamento e alimentação virtual de cookies, além de ter uma nova interface baseada na Web que permite programar ações personalizadas.

O Aibo está disponível para compra. Ele custa US$ 2.900, que é cerca de R$ 15.400, em conversão direta para a atual cotação da moeda. Um valor alto para um cão robô. Portanto, é esperado que a Sony continue lançando atualizações para que o valor investido tenha retorno para os usuários.

Via: Engadget
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.