Equipes brasileiras estão competindo no hackathon da NASA em combate à Covid-19
Créditos: NASA

Equipes brasileiras estão competindo no hackathon da NASA em combate à Covid-19

Os desafios são à nível mundial e contam com mais de 15.000 participantes

Leitura Rápida

  • A NASA propôs um desafio, chamado de hackathon em combate à Covid-19
  • Diversos cientistas e desenvolvedores ao redor do mundo puderam se inscrever, para participar dos desafios
  • Entre os inscritos há equipes de brasileiros
  • Os finalistas da competição serão anunciados em julho e o vencedor final será divulgado em agosto

Alguns grupos de brasileiros estão competindo no hackathon da Nasa em combate à Covid-19. Eles fazem parte dos mais de 15.000 participantes de 150 países, inscritos em cerca de 2.000 equipes virtuais. O objetivo é analisar os dados da pandemia no mundo e propor soluções para um, de doze desafios, relacionados ao Covid-19. Os estudantes brasileiros estão oferecendo protótipos de aplicativos e games.

Recentemente, começaram a circular informações de que uma equipe havia ganhado a etapa nacional e agora estavam competindo mundialmente. Acontece que, isso não é oficial. A Space Apps Brazil, junto a alguns lideres locais, se uniram pra fazer um processo à parte oferecendo prêmios extras, além do que será ofertado pela NASA para o vencedor final. O objetivo é incentivar os pesquisadores e cientistas brasileiros a continuarem com seus trabalhos. Para reforçar, não há etapas nacionais, todos os inscritos já competem a nível mundial. 

Não há etapas nacionais do desafio. Todos os inscritos competem a nível internacional

 

A NASA propõe diversos desafios, que estão vinculados à quatro diferentes temas, sendo eles: 
- Aprendendo sobre o vírus e sua propagação usando dados baseados em espaço
- Resposta / mudança local e soluções
- Impactos do COVID-19 no sistema Terra / resposta do sistema Terra
- Oportunidade, impacto e recuperação econômicos durante e após o COVID-19

As tecnologias desenvolvidos pelos competidores dos desafios podem ser usados para auxiliar no combate do Covid-19. A NASA falou, em comunicado, que os recursos de agências espaciais, tanto dela própria como de outras parceiras ao redor do mundo, permitem ajuda para esse momento de crise mundial.

O resultado com os finalistas dos desafios será revelado em julho. O vencedor final será revelado em agosto, ainda não foi informado qual a data correta. Os vencedores serão convidados a conhecer a NASA para acompanhar um lançamento, isso se a viagem for considerada segura. Você pode conferir o regulamento de avaliação e premiação aqui.

Fonte: NASA Covid-19 Space App, SpaceApp Brazil
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.