A Ford anunciou hoje que sua tecnologia de assistência de direção "hands free" deverá chegar apenas no final de 2021. A notícia é um pouco desanimadora, já que a tecnologia foi anunciada pela empresa no ano passado e muitos esperavam que ela fosse laçada para o mercado ainda em 2020 para competir com o Super Cruise da GM e o piloto automático da Tesla. De qualquer maneira, junto ao anúncio de que o Active Drive Assist chegará no ano que vem, a Ford também comentou como o assistente irá funcionar.
Para usar o recurso "mãos livres" da Ford, os clientes terão que pagar a mais por um pacote específico
O carro que irá estrear o Active Drive Assist será o crossover elétrico Mustang Mach-E. O automóvel deverá receber o assistente "hands free" por meio de uma atualização de software, sendo o primeiro veículo em que os clientes podem solicitar (ou seja, comprar) os recursos do "pacote de preparação Active 2.0" de hardware que estará pronto para uma atualização.
Ford adia lançamento do robotaxi para 2022 por causa da Covid-19
Empresa pretende avaliar impacto econômico da pandemia antes de lançar serviço
O hardware para o Mustang Mach-E preparado para receber o Active Driver Assist inclui uma câmera voltada para o motorista e sensores de radar, tudo isso necessário para o caro se dirigir sozinho, além dos controles por comando de voz que serão complementares à tecnologia.
Até o lançamento do recurso, os usuários dos Mach-E terão acesso ao CoPilot 360. Isso inclui versões aprimoradas de recursos como centralização de faixas, controle de cruzeiro adaptativo, assistência ativa ao estacionamento, assistência ao estacionamento ativo, assistência a pontos cegos, etc.
A empresa diz que terá cerca de 160.934 km de rodovias divididas mapeadas em todos os estados dos Estados Unidos e no Canadá no lançamento do recurso.
Apesar do "hands free" possibilitar que o motorista não precise assumir o volante, não é sempre que o sistema pode ser usado por questão de segurança. Por conta disso, a tela mostrará uma animação de mãos soltando ou segurando o volante para informar aos motoristas quando eles podem usar o Active Drive Assist ou quando precisam retomar o controle.