A Intel lançou hoje seus processadores Xeon escaláveis de terceira geração, de codinome "Cooper Lake", além de novidades para seu portfólio de hardware e software IA. Os CPUs Xeon Gen3, segundo a empresa, são os primeiros processadores de servidor convencional com suporte bfloat16 integrado.
Ainda de acordo com a Intel, os novos Xeon prometem tornar a inferência e o treinamento em inteligência artificial (AI) mais implementáveis em CPUs de uso geral para aplicações que incluem classificação de imagens, mecanismos de recomendação, reconhecimento de fala e modelagem de linguagem. Eles foram projetados para aprendizado profundo, densidade de máquina virtual (VM), banco de dados em memória, aplicações de missão crítica e cargas de trabalho intensivas em análise.
Qualcomm anuncia a Robotics RB5, sua plataforma que leva 5G e...
Plataforma baseada em Snapdragon 865 poderá ser usada na criação de diversos tipos de robôs
Novamente, um dos principais destaque é a integração do suporte bfloat16 à tecnologia exclusiva Intel DL Boost do processador, acelerando o treinamento de IA e o desempenho de inferência na CPU. As distribuições otimizadas pela Intel para as principais estruturas de aprendizado profundo suportam bfloat16 e estão disponíveis no kit de ferramentas Intel AI Analytics - também há otimizações no kit OpenVINO e no ambiente ONNX Runtime.
A expectativa é que os clientes recebam ganho médio de 1,9x em cargas de trabalho populares e até 2,2x mais VMs.
Intel Optane Gen3, SSDs NAND 3D e FPGA otimizado para AI
Em conjunto com os Intel Xeon de terceira geração, a empresa também anunciou a série 200 de memória Intel Optane, fornecendo até 4,5 TB de memória por soquete.
Outra novidade são os SSDs de alta capacidade Intel D7-P5500 e P5600. Eles trazem a mais recente tecnologia 3D NAND TLC da Intel e um novo controlador PCIe de baixa latência.
Em terceiro lugar, temos os primeiros FPGAs (Field-Programmable Gate Array) otimizados para IA da Intel, os Stratix 10 NX. Eles contam com memória integrada de alta largura de banda (HBM) e prometem aceleração de IA personalizável, reconfigurável e escalável para aplicações exigentes de computação.
E, por fim, a Intel anunciou três novas soluções Intel Select e cinco aprimoradas , focadas em análises, IA e infraestrutura hiperconvergente.
Os processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª geração, SSDs D7-P5500 e P5600 3D NAND e as memórias Intel Optane série 200 já estão disponíveis, enquanto os Intel Stratix 10 NX FPGA devem chegar no segundo semestre deste ano.
Via: TechPowerUp