Intel lança CPUs escaláveis Xeon Gen3 e memórias Optane com foco em IA, SSDs 3D NAND e mais
Créditos: Divulgação | Intel

Intel lança CPUs escaláveis Xeon Gen3 e memórias Optane com foco em IA, SSDs 3D NAND e mais

Produtos são focados em treinamento de Inteligência Artificial e cargas de trabalho exigentes

A Intel lançou hoje seus processadores Xeon escaláveis de terceira geração, de codinome "Cooper Lake", além de novidades para seu portfólio de hardware e software IA. Os CPUs Xeon Gen3, segundo a empresa, são os primeiros processadores de servidor convencional com suporte bfloat16 integrado.

Ainda de acordo com a Intel, os novos Xeon prometem tornar a inferência e o treinamento em inteligência artificial (AI) mais implementáveis em CPUs de uso geral para aplicações que incluem classificação de imagens, mecanismos de recomendação, reconhecimento de fala e modelagem de linguagem. Eles foram projetados para aprendizado profundo, densidade de máquina virtual (VM), banco de dados em memória, aplicações de missão crítica e cargas de trabalho intensivas em análise.

17/06/2020 às 17:12
Notícia

Qualcomm anuncia a Robotics RB5, sua plataforma que leva 5G e...

Plataforma baseada em Snapdragon 865 poderá ser usada na criação de diversos tipos de robôs

Novamente, um dos principais destaque é a  integração do suporte bfloat16 à tecnologia exclusiva Intel DL Boost do processador, acelerando o treinamento de IA e o desempenho de inferência na CPU. As distribuições otimizadas pela Intel para as principais estruturas de aprendizado profundo suportam bfloat16 e estão disponíveis no kit de ferramentas Intel AI Analytics - também há otimizações no kit OpenVINO e no ambiente ONNX Runtime.

A expectativa é que os clientes recebam ganho médio de 1,9x em cargas de trabalho populares e até 2,2x mais VMs.


Intel Optane Gen3, SSDs NAND 3D e FPGA otimizado para AI 

Em conjunto com os Intel Xeon de terceira geração, a empresa também anunciou a série 200 de memória Intel Optane, fornecendo até 4,5 TB de memória por soquete. 

Continua após a publicidade

Outra novidade são os SSDs de alta capacidade Intel D7-P5500 e P5600. Eles trazem a mais recente tecnologia 3D NAND TLC da Intel e um novo controlador PCIe de baixa latência.

Em terceiro lugar, temos os primeiros FPGAs (Field-Programmable Gate Array) otimizados para IA da Intel, os Stratix 10 NX. Eles contam com memória integrada de alta largura de banda (HBM) e prometem aceleração de IA personalizável, reconfigurável e escalável para aplicações exigentes de computação.

E, por fim, a Intel anunciou  três novas soluções Intel Select e cinco aprimoradas , focadas em análises, IA e infraestrutura hiperconvergente.

Os processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª geração, SSDs D7-P5500 e P5600 3D NAND e as memórias Intel Optane série 200 já estão disponíveis, enquanto os Intel Stratix 10 NX FPGA devem chegar no segundo semestre deste ano.  

Via: TechPowerUp
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.