Qualcomm anuncia a Robotics RB5, sua plataforma que leva 5G e IA para a robótica
Créditos: Qualcomm

Qualcomm anuncia a Robotics RB5, sua plataforma que leva 5G e IA para a robótica

Plataforma baseada em Snapdragon 865 poderá ser usada na criação de diversos tipos de robôs

A Qualcomm anunciou nessa semana o novo Robotics RB5, sua nova plataforma voltada para robótica que, segundo a empresa, é a primeira a integrar 5G e Inteligência Artificial dessa maneira para a criação de robôs. O componente é uma versão modificada do Snapdragon 865, trazendo sua CPU, GPU, ISP e DSP com melhorias voltadas para visão computacional e mais resistência a variação de temperaturas.

A fabricante destaca as seguintes características sobre o Robotics RB5:

- Poderosos recursos de computação heterogêneos: os componentes integrados que encontramos no Snapdragon 865 com uma engine IA poderosa, que inclui o Hexagon Tensor Accelerator, além um "bloco" dedicado para visão computacional (EnhancedVision Analytics).

06/12/2019 às 16:53
Artigo

A evolução dos Snapdragon 800: conheça a plataforma topo de l...

A linha conta com os melhores do mundo e os processadores estão nos principais aparelhos Android

- Mecanismo de Inteligência Artificial de 5ª geração da Qualcomm: o Hexagon Tensor Accelerator é baseado na quinta geração da tecnologia da Qualcomm para IA, entregando até 15 TOPS de performance IA com altas inferências de IA e ML.

- Capacidade avançada de criação de imagens: o ISP (image signal processor) Spectra 480 captura imagens rapidamente com "qualidade profissional", sendo capaz de processar até 2 Gigapixels por segundo.

- Suporte de segurança: o Robotics RB5 acompanha a Secure Processing Unit da Qualcomm que promete proteger o sistema com boot seguro, aceleradores criptográficos, o TEE da empresa e é certificado com o selo FIPS 140-2.

- Conectividade: Wi-Fi de longo alcance e Wi-Fi 6 (802.11ax), Bluetooth 5.1 e suporte para 4G e 5G.

Continua após a publicidade

Fonte: Qualcomm
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.