Dev Kit de jogos do Google Maps agora pode ser utilizado por qualquer desenvolvedor
Créditos: Google

Dev Kit de jogos do Google Maps agora pode ser utilizado por qualquer desenvolvedor

A tecnologia permite utilizar dados da plataforma de geolocalização em jogos

A Google anunciou que estúdios independentes agora podem utilizar as APIs do Google Maps para a produção de games. A novidade permite que produtoras de pequeno porte e até desenvolvedores individuais utilizem a estrutura de geolocalização do serviço para fazer jogos que se baseiam no mundo real.

As tecnologias que agora podem ser utilizadas por mais desenvolvedores estão disponíveis no Maps SDK, que inclui ferramentas como as APIs Semantic Tile e Locations. As tecnologias foram utilizadas na construção de Pokémon Go, um dos games mais famosos a utilizar geolocalização em seu gameplay.

Enquanto as principais ferramentas estão disponíveis desde a época do lançamento do jogo da Niantic, o acesso aos recursos estava limitado apenas para parceiros da Google. Com a mudança anunciada recentemente, é possível utilizar as tecnologias se cadastrando por meio do Google Cloud Project e baixando os pacotes para Unity.

Segundo explica o site da Google, o kit de desenvolvimento inclui cerca de 100 milhões de edifícios mapeados em 3D e 25 milhões de atualizações por dia, trazendo informações em tempo real. Com isso, é possível criar jogos de realidade aumentada com bastante precisão.

As ferramentas também permitem substituir construções facilmente, visando construir mundos temáticos em cima de dados reais. Os dados do Maps também permitem mapear localizações interessantes para a criação de pontos dentro do jogo.

Tudo isso vem acompanhado de diversos recursos que vem sendo adicionados pela Google no kit de desenvolvimento. Recentemente, a companhia liberou funções como o Mixed Zoom, que melhora a qualidade do mapa perto do jogador, e também a ferramenta Pathfinding, que facilita a criação de personagens.

Confira mais informações aqui.

Via: WccFTech
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.