A Amazon anunciou nessa semana um novo produto para ajudar a monitorar o distanciamento social de seus funcionários, o Distance Assistant. Com um nome bastante explicativo, - "assistente de distanciamento" - trata-se de um sistema que combina câmeras, radares, sensores e inteligência artificial (IA) para monitorar constantemente os trabalhadores da empresa e verificar se eles estão mantendo uma distância segura entre si.
A medida de distanciamento tem sido fortemente promovida para ajudar a evitar o espalhamento da pandemia do coronavírus, o COVID-19, que praticamente parou o mundo neste. Como mostrado no vídeo acima, o Distance Assistant usa suas tecnologias para simular um círculo verde em torno dos funcionários enquanto eles aparecem no vídeo. O círculo define a distância segura e, quando duas pessoas se aproximam demais, seus círculos ficam vermelhos, avisando pra se afastarem um pouco mais.
Drones vão monitorar pessoas nas ruas para detectar infectado...
Aeronaves devem se tornar comuns em cidades muito afetadas pelo vírus
O Distance Assistant já foi considerado um sucesso pelos executivos da empresa em sua fase de testes e eles esperam produzir centenas nas próximas semanas para distribuir nas instalações da Amazon nos EUA.
Claro que a tecnologia levantou questionamentos. A Amazon não tem boa fama quando se trata de respeito à saúde e ao tempo de seus funcionários, e a empresa já se viu em maus lençóis sob acusações de exploração do trabalho. Uma tecnologia capaz de fazer o monitoramento constante dos movimentos de seus trabalhadores poderia muito facilmente ser usada para intensificar exponencialmente a pressão por mais produtividade em cada um deles.
A empresa informou que o Distance Assistant é um sistema fechado em si mesmo e que precisa apenas de energia elétrica para funcionar. Isso significaria que ele não está colhendo e enviando dados para uma nuvem constantemente, pelo menos não neste primeiro momento. Mas com centenas deles instalados nos mais diversos prédios da Amazon, não seria difícil passar a armazenar as informações colhidas pelo monitoramento dos funcionários com um pequeno ajuste.
Fonte: The Verge