Descubra cinco recursos e updates
Créditos: Canaltech

Descubra cinco recursos e updates "escondidos" no Android 11 beta

Algumas melhorias não chegaram a ser destacadas, mas ajudam bastante

O Android 11 beta está disponível há poucos dias, e vários usuários já devem ter descoberto suas principais novidades. Porém, alguns recursos não chegaram a ser destacados, mesmo sendo bastante interessantes. Então, abaixo você confere algumas coisinhas escondidas na atualização do sistema operacional:

Adeus 4GB

04/06/2020 às 12:40
Notícia

Chat Heads do Facebook Messenger mudam para a Bubbles no Andr...

A atualização mais recente do aplicativo já utiliza a nova interface

Primeiramente, o limite de 4GB para gravação de vídeos em aparelhos Android - presente há um bom tempo - já não existe mais. Anteriormente, todo o vídeo era salvo, mas o usuário iria assisti-lo por trechos separados. Como o Android Central menciona, isso não era um grande problema no passado, mas com câmeras suportando vídeos em 4K atualmente, até arquivos relativamente curtos teriam que ser divididos.

O motivo desse update é que as classes de software e APIs que gravam mídia no Android 11 foram passaram a usar um tamanho de arquivo de 64 bits em vez de 32 bits. Isso faz com que o tamanho máximo teórico seja de cerca de 2.305.843.009 Gigabytes.

O aplicativo da câmera determinará o tamanho máximo real.

Lixeira reciclável

Seguindo a lista, o Android 11 também recebeu um recurso semelhante a lixeira de um computador. Quem usa o Google Fotos, sabe que as imagens excluídas, na verdade, ficam na "reciclagem" por 30 dias antes de sumir - e algo parecido foi implementado com a atualização do sistema operacional. 

Continua após a publicidade

Os aplicativos que usam a API MediaStore têm três novos recursos à sua disposição. eles podem perguntar se você deseja enviar uma mídia para a lixeira, marcá-la como estando na lixeira e definir um período de tempo antes dela ser excluído permanentemente. O limite é de 30 dias, mas os desenvolvedores podem definir um período menor.

Muitos controles!

O terceiro update escondido trata-se do suporte imediato para mais de 80 novos controladores joystick para games mobile. Alguns destaques incluem gadgets da Logitech, Mad Catz, PDP, e Xbox.

Voice Access

O Android Voice Access não é exatamente um recurso novo, mas recebeu boas melhorias com o Android 11 Beta. Agora, ele consegue entender o conteúdo e o contexto da tela do aparelho, além da fala do usuário. Antes do update, era necessário pedir à ferramenta para fazer coisas como descer, subir ou mover para os lados caso a pessoa quisesse mudar o cursor virtual para diferentes controles de um aplicativo. Porém, agora o sintema operacional promete algo muito mais "intuitivo".

Nada de perder arquivos!

Por fim, agora os aplicativos para Android 11 são obrigados a suportar um sistema de backup de armazenamento local, além do backup do Google Cloud Storage. No Google Drive, existe um espaço de 25MB para cada app armazenar itens ou dados de progresso do jogo.

Continua após a publicidade

No entanto, existe outra forma de backup através do ADB (Android Debug Bridge) que cria localmente um backup e o salva no seu computador. Os desenvolvedores não precisavam trabalhar com o suporte para essa ferramenta, e ela geralmente reinstalava aplicativos sem nenhum dos dados de usuário associados. Porém, isso muda a partir desse update.


Ainda estamos na primeira versão beta do Android 11, e é possível que essa lista de "segredinhos" acabe aumentando até a versão estável chegar aos usuários. Vamos ficar de olho e ir avisando as novidades. 

Via: AndroidCentral
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.