Reconhecimento Facial do FaceApp pode ser usado para falsificar identidades
Créditos: FaceApp

Reconhecimento Facial do FaceApp pode ser usado para falsificar identidades

Firma de segurança Kaspersky alerta sobre perigos do compartilhamento de imagens com apps

O compartilhamento de informações de reconhecimento facial com aplicativos como o FaceApp pode ser usado para falsificar identidades dos usuários, alertou a empresa de segurança digital Kaspersky.

15/06/2020 às 15:00
Notícia

Ele voltou: FaceApp viraliza novamente após polêmicas no ano ...

O aplicativo que muda o gênero do usuário coleciona processos e investigações

De olho no retorno do aplicativo de modificação facial baseado em inteligência artificial, os analistas de segurança da empresa avisam sobre o risco de compartilhar suas imagens. De acordo com a equipe de análise da companhia, o aplicativo em si não traz nada que possa ser considerado malicioso – ao menos do ponto de vista de software.

Ainda assim, é importante tomar cuidado na hora de compartilhar a imagem do seu rosto com terceiros. Afinal, é cada vez mais comum o uso de reconhecimento facial como forma de bloqueio biométrico de segurança em dispositivos pessoais.


Fonte: FaceApp

"Temos que entender essas novas maneiras de autenticação como senhas, já que qualquer sistema de reconhecimento facial disponível a todos pode acabar sendo usado tanto para o bem quanto para o mal".
Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky

Como o FaceApp usa inteligência artificial para fazer modificações no seu rosto usando reconhecimento facial, os executivos da empresa podem vender suas fotos para companhias que trabalham com tecnologias do tipo. Por isso, é sempre importante ler os termos de privacidade dos aplicativos que você vai baixar.

"Além disso, é preciso ter consciência que esses dados estão armazenados em servidores de terceiros, e que também podem ser roubados por cibercriminosos e utilizados para a falsificação de identidades. [...] Mais de 60% dos brasileiros não leem esses termos e esquecem de pensar sobre como seus dados podem ser utilizados".
Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky

Também é importante apenas baixar apps de lojas oficiais como a Google Play Store e a Apple App Store. Assim, você evita a possibilidade de infectar o seu smartphone com malware vindo de fontes duvidosas.

Continua após a publicidade

Confira abaixo mais dicas de segurança da Kaspersky:
- Tenha certeza de que o aplicativo é de confiança e está nas lojas oficiais
- Leia os termos de privacidade para entender que informações são solicitadas
- Entendam o reconhecimento facial como uma senha - não saia utilizando em todos os lugares
- Sempre verifique quais permissões são solicitadas, como login associado a uma conta existente em determinada rede social

User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.