Cerca de um ano após estourar na internet e alcançar mais de 150 milhões de usuários, o aplicativo russo FaceApp está de volta. A solução que consegue produzir fotos alterando o gênero a idade do usuário teve um pico de popularidade no fim de semana e dominou as redes sociais.
A brincadeira tomou força após famosos começarem a utilizar o aplicativo durante o fim de semana. Com isso, o FaceApp se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter já no sábado (15).
Utilizando inteligência artificial, o aplicativo transforma fotos do usuário. As possibilidades incluem trocar de gênero, ficar mais velho e rejuvenescer. A solução também inclui filtros para mudar o cabelo, alterar cores e fundo de imagens.
O FaceApp está disponível para ser baixado no Android e iOS, mas é importante ressaltar que o software russo coleciona processos por causa de suas políticas de uso.
Polêmicas
Após seu sucesso meteórico na metade de 2019, o FaceApp chegou a estar na mira do FBI devido às suas políticas de dados. A organização estadunidense temia que as informações coletadas pelo app fossem compartilhadas com o governo da Rússia.
PROCON-SP aplica multa de mais de R$7 milhões para Apple e Go...
O órgão diz que as lojas dos apps estavam permitindo o compartilhamento de dados com terceiros
O aplicativo também rendeu um processo milionário no Brasil. O PROCON-SP multou Google e Apple em mais de R$ 7 milhões por causa do FaceApp. O motivo da punição foi a distribuição do aplicativo, que possui diretrizes de uso nebulosas e violava regras estipuladas pelo órgão para proteger usuários.
Assim como na época do processo, o aplicativo não conta com termos traduzidos para o nosso idioma. Por outro lado, a empresa agora é mais clara em relação ao uso de dados. A firma que desenvolve o software diz que em nenhuma circunstância compartilhará fotos e vídeos do usuário, mas pode compartilhar outras informações com empresas e plataformas que "auxiliam na operação" do FaceApp.
Com isso em mente, se você quer participar da brincadeira do momento, faça por sua conta e risco.