Ele voltou: FaceApp viraliza novamente após polêmicas no ano passado
Créditos: FaceApp

Ele voltou: FaceApp viraliza novamente após polêmicas no ano passado

O aplicativo que muda o gênero do usuário coleciona processos e investigações

Cerca de um ano após estourar na internet e alcançar mais de 150 milhões de usuários, o aplicativo russo FaceApp está de volta. A solução que consegue produzir fotos alterando o gênero a idade do usuário teve um pico de popularidade no fim de semana e dominou as redes sociais.

A brincadeira tomou força após famosos começarem a utilizar o aplicativo durante o fim de semana. Com isso, o FaceApp se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter já no sábado (15).

Utilizando inteligência artificial, o aplicativo transforma fotos do usuário. As possibilidades incluem trocar de gênero, ficar mais velho e rejuvenescer. A solução também inclui filtros para mudar o cabelo, alterar cores e fundo de imagens.

O FaceApp está disponível para ser baixado no Android e iOS, mas é importante ressaltar que o software russo coleciona processos por causa de suas políticas de uso.

Polêmicas

Após seu sucesso meteórico na metade de 2019, o FaceApp chegou a estar na mira do FBI devido às suas políticas de dados. A organização estadunidense temia que as informações coletadas pelo app fossem compartilhadas com o governo da Rússia. 

30/08/2019 às 14:31
Notícia

PROCON-SP aplica multa de mais de R$7 milhões para Apple e Go...

O órgão diz que as lojas dos apps estavam permitindo o compartilhamento de dados com terceiros

O aplicativo também rendeu um processo milionário no Brasil. O PROCON-SP multou Google e Apple em mais de R$ 7 milhões por causa do FaceApp. O motivo da punição foi a distribuição do aplicativo, que possui diretrizes de uso nebulosas e violava regras estipuladas pelo órgão para proteger usuários.

Assim como na época do processo, o aplicativo não conta com termos traduzidos para o nosso idioma. Por outro lado, a empresa agora é mais clara em relação ao uso de dados. A firma que desenvolve o software diz que em nenhuma circunstância compartilhará fotos e vídeos do usuário, mas pode compartilhar outras informações com empresas e plataformas que "auxiliam na operação" do FaceApp.

Continua após a publicidade

Com isso em mente, se você quer participar da brincadeira do momento, faça por sua conta e risco.

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.