RocketLab irá lançar nos próximos dias satélites para estudos e satélite espião
Créditos: Rocket Lab

RocketLab irá lançar nos próximos dias satélites para estudos e satélite espião

Concorrente da SpaceX, irá realizar neste mês a missão "Don't Stop me Now" que levará inúmeros satélites ao espaço

Estamos iniciando uma nova fase de exploração espacial, fortemente encabeçada pela SpaceX, e estão todos animados para dar os próximos passos e dar continuidade as missões de lançamento com um glamour um tanto quanto cinemático nesse novo mundo de lives. Rocket Lab, um dos competidores da grande empresa de Elon Musk, irá realizar uma missão nos próximos dias de envio de satélites com diferentes funções como estudo do campo magnético até satélites espiões.  

A missão chamada "Don't Stop me Now", inspirada na ilustre música do Queen, irá levar vários satélites relativamente pequenos para o espaço. A missão conta com o satélite ANDESITE, três cargas da NRO e o satélite M2 Pathfinder. Entenda melhor a função de cada uma das cargas

08/06/2020 às 13:12
Notícia

Space X droneship: balsa que navega sozinha, entenda como!

O droneship recuperou o propulsor usado na missão histórica do dia 30 de Maio

ANDESITE: o satélite foi criado pelos estudantes e professores de engenharia mecânica e engenharia elétrica da Universidade de Boston e seu lançamento faz parte do ClubeSat Launch Initiative da Nasa. ANDESITE promete realizar grandes mudanças em pesquisas científicas na área de estudo sobre o campo magnético terrestre. Posteriormente o ClubeSat planeja enviar mais oito satélite, ainda menores, para ajudar a monitorar  estudar o clima.

Cargas da NRO: o contrato com NRO se deu por meio de uma "aquisição rápida de foguete" (Rapid Acquisition of a Small Rocket - RASR) o que permite que a agência tenha acesso a novas oportunidades de lançamentos e um custo beneficio de ter acesso a região espacial melhor, tornando o processo mais comercial. As cargas foram desenvolvidas, feitas e serão operadas pela NRO. 

O que é a NRO? National Reconnaissance Office, é um agência dos Estados Unidos que desenvolve satélites espiões para o governo.

Continua após a publicidade

M2 Pathfinder: o Pathfinder vem com a função de testar a arquitetura de comunicação e outras tecnologias. O satélite busca ajudar futuramente o potencial espacial da Australia, M2 foi construído com uma colaboração ente a Universidade de New South Wales e o governo Australiano.

A missão "Don't Stop Me Now" será acompanha do foguete Electron e tem janela de lançamento começando dia 13 de Junho e terminando dia 24 do mesmo mês. A Rocket Lab, assim como a SpaceX fala sobre a importância da recuperação dos foguetes utilizados na missão, contudo desta vez a empresa optou por não recuperar Electron. O lançamento será transmitido ao vivo e você pode acompanhar por este link.

A recuperação dos foguetes surge da mesma intenção da SpaceX, contudo a forma com que a Rocket Lab faz este processo é completamente diferente. A empresa faz o processo usando helicóptero. Assista abaixo a demostração. 

Fonte: cnet, rocketlab
User img

Beatriz Vitoriano Alves de Oliveira

Sou a Bia, em poucas palavras: estudante de Economia, curiosa de carreira e nerd de coração. Desde que me conheço por gente leio sobre tudo e gosto muito de debates.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.