Google lançará combo de novidades para desenvolvedores -  novo Play Console, Kotlin 1.4 e mais
Créditos: 9to5google

Google lançará combo de novidades para desenvolvedores - novo Play Console, Kotlin 1.4 e mais

Também estão sendo implementados novos recursos no Android Studio e Jetpack Compose

Mesmo que a versão beta do Android 11 tenha sido recém-lançada, a Google não para e está preparando um combo de novidades - mas, dessa vez, para os desenvolvedores. A gigante está trabalhando em mudanças como um novo design do Google Play Console (antigo Google Play Developers Console), novas versões do Android Studio e várias atualizações do AndroidX e Kotlin.

Já faz algum tempo que a Google vem atualizando seus aplicativos e sites para uma nova linguagem de design, e essas alterações finalmente chegaram ao Play Console, plataforma voltada para desenvolvedores. Além de, claro, um novo visual, ela foi reorganizada. De acordo com a empresa, existe um novo sistema de gerenciamento de usuários para ajudar a lidar com as pessoas que você convida para sua conta do Console, além de outros recursos para "ajudar a prosperar" no Google Play.

Tratando-se do Android Studio, foram lançadas duas novas versões: a v.4.1 em Beta e v.4.2 em Canary. Alguns dos destaques são o aprimoramento do Wireless ADB na versão 4.2, que ficou mais fácil de ser utilizado: basta ter um dispositivo executando o Android 11 ou posterior e você poderá executar o ADB sem fio em pouco tempo. Além disso, o emulador do Android agora faz parte do Android Studio.

Abaixo, você confere os novos recursos das duas versões.

Por fim, temos novidades para a Kotlin, provavelmente a linguagem mais popular e recomendada pela Google para o desenvolvimento do Android, e AndroidX. Primeiramente, O Android Studio agora suporta a Kotlin 1.4, que oferece conversão de SAM para interfaces Kotlin e os recursos Coroutines - semelhantes ao AsyncTask, mas com mais recursos, melhor sintaxe e legibilidade.

Três bibliotecas AndroidX, o Lifecycle, WorkManager e Room agora têm suporte para as Coroutines de Kotlin, o que deve facilitar o tratamento da lógica assíncrona . Você pode conhecer os detalhes sobre o Kotlin 1.4 nos dois links abaixo.

- Kotlin 1.4-M1 Released
- Kotlin 1.4-M2 Released

Continua após a publicidade

A Google também adicionou novos recursos ao Jetpack Compose, nova maneira de criar layouts em projetos Android nativos, escrita inteiramente em Kotlin. Já é possível  experimentar a segunda preview de desenvolvedor, com os seguintes adicionais:

11/06/2020 às 11:05
Notícia

Android 11 Beta já está disponível para celulares da linha Go...

Esta versão Beta chega depois de quatro versões Developer Preview

- Interoperabilidade com Android Views nativas;
- Animações;
- Listas baseadas em adaptadores;
- Visualizações em tempo real para alterações de layout;
- Conclusão de código.

Se tudo correr como o planejado, uma versão alfa do Compose será lançada em breve, com um lançamento completo previsto para 2021.

Via: XDA
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.