Android 11 Beta já está disponível para celulares da linha Google Pixel
Créditos: 9to5Google

Android 11 Beta já está disponível para celulares da linha Google Pixel

Esta versão Beta chega depois de quatro versões Developer Preview

A Google disponibilizou a primeira versão Beta do Android 11 para celulares da linha Google Pixel. Esta versão Beta chega depois de quatro versões Developer Preview. O lançamento estava previsto originalmente para maio deste ano, mas acabou sendo adiado para 3 de junho e adiado novamente por mais alguns dias.

Com o lançamento da primeira versão Beta, a empresa também disponibilizou as versões finais das APIs para a nova versão do Android, juntamente com um SDK para a API 30. Com isso os desenvolvedores poderão começar a criar aplicativos para a nova versão do sistema operacional.

23/04/2020 às 16:44
Notícia

Android 11 Developer Preview 3 chega com suporte para ADB Inc...

Desenvolvedores podem acessar Android Debug Bridge para instalar APKs mais rapidamente

A Google não listou grandes novidades nesta versão Beta em comparação com as versões Developer Preview, mas algumas mudanças já foram notadas quando a versão Beta foi disponibilizada acidentalmente na semana passada para um pequeno número de aparelhos. Estas mudanças incluem novas opções para personalização de ícones, novos controles de mídia, novas notificações de conversas, novo menu com acesso rápido ao serviço Google Pay e dispositivos inteligentes, e mais. As Notas de Versão divulgadas pela empresa mencionam correções de bugs e os problemas conhecidos no Android 11 Beta.

Vale destacar que todas as novidades que foram introduzidas nas quatro versões Developer Preview disponibilizadas anteriormente também estão presentes nesta primeira versão Beta. Estas novidades incluem novos recursos de privacidade como a capacidade de atribuir permissões temporárias para aplicativos e o novo recurso Scoped Storage, que oferece um espaço de armazenamento isolado para cada aplicativo para que eles não acessem outros arquivos no telefone.

No caso das novas APIs, uma delas é a Bubbles, que permite que os aplicativos criem bolhas flutuantes na tela quando não estão em foco – algo similar ao que já ocorre com o Messenger do Facebook:

Android 11 Beta já está disponível para celulares da linha Google Pixel

Há também um anova API para dispositivos dobráveis, suporte melhorado para redes 5G e novos indicadores de rede. Os aplicativos agora também podem suportar taxas de atualização variáveis, o que pode ser útil em smartphones com telas com taxas de atualização de 90Hz ou mais altas.

Outras novidades introduzidas nas versões Developer Preview anteriores incluem a capacidade de capturar imagens mais longas da tela e a introdução de um leitor de tela nativo, útil para deficientes visuais. O Android 11 também será capaz de revogar automaticamente as permissões de aplicativos que são raramente utilizados pelo usuário, oferecendo um nível extra de proteção:

Continua após a publicidade

Android 11 Beta já está disponível para celulares da linha Google Pixel

Como esta é uma versão de testes pública, em breve você poderá optar por receber o Android 11 Beta em seu aparelho seguindo as instruções disponíveis na página do Android Beta Program. No momento a Google só suporta os seguintes aparelhos da linha Google Pixel:

- Pixel 2
- Pixel 2 XL
- Pixel 3
- Pixel 3 XL
- Pixel 3a
- Pixel 3a XL
- Pixel 4
- Pixel 4 XL

Outras empresas fabricantes de smartphones também poderão disponibilizar versões Beta do Android 11 para seus aparelhos. Usuários que já estão utilizando as versões Developer Preview também deverão receber a atualização para a versão Beta.

Usuários com mais conhecimento técnico podem tentar instalar a atualização manualmente usando a Android Flash Tool, mas sempre há o risco de inutilizar o aparelho.

Fonte: Neowin.net, XDA Developers
User img

Fabio Rosolen

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.