Leitura Rápida
- O Twitter está adicionando um aviso para publicações que relacionam o 5G com o surgimento do Coronavírus
- A rede social direciona seus usuários para um link, onde é possível acessar várias informações checadas sobre o assunto
- O objetivo é diminuir a disseminação de informações falsas, ou seja, as que não são apoiadas em fatos
O Twitter está adicionando uma nova funcionalidade, que orienta seus usuários a terem as informações checadas sobre a relação do 5G com o Covid-19. Desde o início da pandemia, muitas pessoas tem compartilhado que o responsável pela disseminação do vírus são as torres de 5G, presentes em diversos países. Essa informação não possui nenhum fato comprovado cientificamente, portanto é considerada falsa.
A empresa responsável por comandar a rede social teve recentemente uma atualização nas políticas de compartilhamento de informação. O Twitter se pronunciou, falando que não irá deletar todas as publicações que ligarem o surgimento do Covid-19 com a 5G, porém está adicionando uma aba específica, que direciona os usuários a informações checadas.
A publicação acima é uma captura de tela que fala "5G Corona. O 5G é responsável pelo Coronavírus". Logo abaixo há uma linha azul, com um símbolo de aviso logo no começo. Está escrito "tenha os fatos sobre o COVID-19". Clicando nessa aba, vai aparecer uma série de matérias por portais certificados, com as informações checadas e baseada em fatos.
Twitter deverá remover publicações que causem alarde em relaç...
Manifestantes protestam contra conexão 5G afirmando que ela é prejudicial à saúde
Isso evita a proliferação da desinformação. Com o crescimento das chamadas fake news, notícias falsas, as redes sociais tem um papel importante na quantidade de pessoas atingidas por materiais falsos. Colocando essa marcação, fica evidente que há problemas com as informações publicadas, e pode ser que elas não tenham relação com a realidade.
Esse processo é feito por robôs, portanto está sujeito a erros. Para testar, o site Engadget publicou um tweet falando "Humm hoje vou saber os fatos sobre 5G e Coronavírus". Essa publicação também ficou taxada com o aviso, mesmo não falando que o 5G é o responsável pela pandemia.
Ao que parece, qualquer publicação que tenha 5G e Coronavírus, ou Covid-19, será taxada. Possivelmente essa medida foi tomada pela gravidade dessas notícias falsas, refletindo em graves consequências.
É esperado que o mesmo aviso seja adicionado em outras informações vinculadas na rede social, de acordo com os assuntos do momento. Isso pode ajudar a evitar que notícias falsas tenham, novamente, impacto em decisões importantes em diversos países, como a eleição de um novo presidente, combate a pandemias, entre outros reflexos já vistos.
Via: The Verge