Drone grava mais de 64.000 tartarugas na Grande Barreira de Coral, Austrália
Créditos: Reprodução Youtube | Biopixel

Drone grava mais de 64.000 tartarugas na Grande Barreira de Coral, Austrália

O trabalho de uma equipe inteira poderá ser feita em menos de uma hora no futuro

No final do ano passado, pesquisadores do Projeto de Recuperação da ilha Raine, na Austrália, conseguiram capturar imagens impressionantes de um grupo (bem grande) de tartarugas na Grande Barreira de Coral. Com a ajuda de um drone, a filmagem mostra mais de 64.000 tartarugas fêmeas migrando para a Ilha, onde costumam colocar seus ovos.

02/04/2020 às 10:45
Notícia

Imagens capturadas com drones mostram cidades do mundo todo e...

Rodovias, ruas e praças antes extremamente movimentadas estão vazias

Anteriormente, a equipe de pesquisa contava os animais manualmente, pintando uma faixa branca em seus cascos de dentro de um barco. Porém, dessa vez, eles pretendem analisar os vídeos usando Inteligência Artificial para fazer essa contagem automaticamente, tornando a coleta de dados mais fácil e rápida no futuro. Segundo Richard Fitzpatrick, da Biopixel Oceans Foundation, o processo pode ser feito em menos de uma hora e por um homem só graças a nave não tripulada.

Para deixar claro, os pesquisadores contaram as tartarugas manualmente em dezembro de 2019 e também fizeram as gravações. Em paralelo ao uso do drone, eles também utilizaram uma câmera GoPro como alternativa para a contagem subaquática.

A recuperação da ilha Raine é um projeto de cinco anos e conta com um investimento de AUD$ 7,95 milhões (cerca de US$ 5,51 milhões). Ele é realizado em parceria com as seguintes instituições:

- BHP;
- Governo de Queensland;
- Autoridades do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais;
- Proprietários da Nação Wuthathi e Meriam (Ugar, Mer, Erub); e 
- Great Barrier Reef Foundation. 

Continua após a publicidade

Você pode conferir o diário de pesquisa completo neste link. 

 

Via: DroneDJ
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.