SpaceX estabelece novo recorde com o foguete Falcon 9
Créditos: SpaceX

SpaceX estabelece novo recorde com o foguete Falcon 9

Ele agora é o foguete ou espaçonave de classe orbital mais rápido da história a realizar cinco lançamentos

A tecnologia de foguetes reutilizáveis da SpaceX é um dos pilares da empresa de Elon Musk. Ao pousar estágios de foguetes e usá-los várias vezes, a empresa economiza dinheiro e tempo entre as tentativas de lançamento. Agora, a empresa estabeleceu um novo recorde que realmente revela a velocidade com que sua tecnologia amadureceu, mesmo quando comparado com outras empresas e agências como a NASA.

05/06/2020 às 14:38
Notícia

Contrato entre Nasa e SpaceX é modificado com adições para fu...

A empresa de Musk pode levar astronautas para a ISS em até seis missões diferentes agora

Quando a SpaceX lançou sua mais recente missão Starlink dias atrás, ele fez isso usando o propulsor Falcon 9 com designação B1049. Foi um lançamento consideravelmente tranquilo e o propulsor impulsionou com sucesso sua carga no espaço antes de pousar com sucesso em uma balsa drone da SpaceX. O que torna este lançamento específico tão notável é que foi a quinta vez que o mesmo propulsor foi usado, e ele atingiu esse marco mais rápido do que qualquer outra nave semelhante na história.

Com a conclusão da missão Starlink-8, o Falcon 9 B1049 tornou-se oficialmente o foguete ou espaçonave de classe orbital mais rápido da história a realizar cinco lançamentos, superando os ônibus espaciais Columbia (~27 meses), Challenger (~24 meses), Discovery (~22 meses), Atlantis (~26 meses) e Endeavour (~29 meses) com lançamentos em ~20 meses.

SpaceX estabelece novo recorde com o foguete Falcon 9

Historicamente, os foguetes propulsores tendem a ser descartados ou reciclados após o uso. Neste caso, fazia sentido fazer as coisas desta forma quando as agências espaciais não tinham a capacidade de recuperá-los e reformá-los. A SpaceX passou um bom tempo aperfeiçoando sua técnica, perdendo muitos foguetes no processo, mas agora ela recupera regularmente seus propulsores e os reutiliza com frequência. A empresa continua trabalhando para aperfeiçoar suas técnicas de recuperação e à medida que melhora seus esforços, a taxa de sucesso deve continuar a crescer.

Decolando poucas horas depois que a SpaceX completou as operações de recuperação de Port Canaveral com o B1058, o quinto lançamento e pouso bem sucedido do B1049 significa que a empresa em breve será capaz de tentar pela primeira vez o sexto lançamento de um foguete propulsor de classe orbital. O B1049 pode estar pronto para seu sexto lançamento já no final de julho ou agosto.

Continua após a publicidade

Fonte: TweakTown, BGR
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.