A Aetina, empresa sediada em Taiwan focada em soluções de computação GPGPU (computação de uso geral em unidades de processamento gráfico) para Inteligência Artificial (IA), anunciou recentemente um novo computador voltado para cargas de trabalho IA chamado AN110-XNX. Essa máquina aproveita os recursos da plataforma de desenvolvimento Jetson Xavier NX da Nvidia para expandir sua gama de sistemas baseados em IA, criados na plataforma Jetson para aplicações práticas em transporte inteligente , fábricas, varejo, assistência médica, IoT (Internet das Coisas), robótica e outros.
O AN110-XNX explora o kit da Nvidia junto a uma placa de suporte (placa-mãe) super compacta e uma ventoinha para o resfriamento do sistema. Tratando-se de especificações, ele oferece até 21 TOPS (Tera Operations Per Second) graças aos seus 384 núcleos CUDA, 48 tensor cores e capacidade nativa de sistema em nuvem. Ele suporta a interface MIPI CSI-2 para câmeras 1x4k ou 2xFHD para lidar com cargas de trabalho intensivas, envolvendo câmeras de resolução ultra-alta ou análises de imagem mais precisas, por exemplo.
Além disso, a Aetina oferece um sistema completo, o AN110-XNX-EN70, com chassi sem ventoinha, permitindo um rápido lançamento no mercado.
Microsoft anuncia um supercomputador para Inteligência Artifi...
Ele foi construído em colaboração e exclusivamente para a OpenAI
"É tão pequeno quanto o AN110-NAO da Aetina, baseado na plataforma NVIDIA Jetson Nano, mas oferece computação de IA mais poderosa através do novo Jetson Xavier NX." - Trecho do material enviado à imprensa, via TechPowerUp.
A Nvidia Jetson é um dos grandes destaques quando falamos em plataformas de computação para Inteligência Artificial, sendo utilizada por quase meio milhão de desenvolvedores. Questões de disponibilidade e preço do AN110-XNX não foram mencionadas até então.
Via: TechPowerUp