Leitura Rápida
- A AMD está disponibilizando um tour pelo supercomputador Hawk, considerado o mais rápido do mundo
- Ele ocupa uma sala inteira, para alocar todos os seus componentes de hardware
- É possível fazer um passeio em 360 graus por essa sala, e ver todos os ângulos desse supercomputador
A AMD fez recentemente um tour pelo supercomputador "Hawk", considerado atualmente o mais rápido do mundo. Para isso, a empresa utilizou a tecnologia de filmagem em 360 graus, mostrando diferentes ângulos dessa máquina. Todos os componentes e estruturas puderam ser visualizados.
Fazer o Tour pelo supercomputador Hawk
Supercomputadores são máquinas que geralmente ocupam uma sala. Todos os hardwares empilhados formam uma capacidade de armazenamento e processamento muito grande. Eles são usados para pesquisas científicas, dedicados a diferentes objetivos finais.
O Hawk, modelo que a AMD está disponibilizando o tour, fica na Alemanha. Ele foi desenvolvido pela Universidade de Stuttgart, que é responsável pela manutenção e acompanhamento do desenvolvimento da máquina.
Apesar de não ser próprio da AMD, os seus núcleos foram desenvolvidos pela empresa. Os hardwares de processamento, são os modelos EPYC de segunda geração. Ao total, o supercomputador tem mais de 720.000 núcleos de computação de diversos processadores EPYC da AMD.
Geralmente, um computador pessoal possui de quatro a 16 núcleos, em opções bastante melhoradas. Processadores como Intel Core i7, que é um dos melhores modelos da Intel para PC, apresentam oito núcleos. A AMD tem vantagem nesse setor, já que o seu competidor direto com a Intel, o Ryzen 9 3950X, por exemplo, tem 16 núcleos. Esses são PCs gamers, ou usados em empresas. Imagine isso melhorado em mais de 700.000 vezes.
AMD apresenta placas gráficas Radeon Pro VII e lança atualiza...
As GPUs são voltadas ao mercado profissional e estarão disponíveis pela metade de junho
O objetivo do Hawk é aprimorar aplicações em energia, clima, mobilidade e saúde. Ele tem uma capacidade máxima de desempenho voltada em cerca de 26 petaflops. Isso significa que ele é capaz de realizar até 26 quadrilhões de operações de ponto flutuante por segundo. Em um segundo, esse supercomputador é capaz de realizar cálculos que levariam 31.688.765 anos, se feitos manualmente por um humano (ou vários humanos ao longo dos dias).
Um supercomputador pode acelerar muito as pesquisas. Especialmente o Hawk, que é considerado hoje o mais rápido do mundo. Para ver como são as instalações desse supercomputador, acesse este link e faça o tour.
Via: Adrenaline