Blackberry vai trabalhar com a Deadrone para criar tecnologia anti-drones
Créditos: BlackBerry

Blackberry vai trabalhar com a Deadrone para criar tecnologia anti-drones

Recurso será capaz de alertar quando um drone não autorizado entrar em áreas sensíveis

A multinacional canadense do ramo da tecnologia, BlackBerry, anunciou que irá trabalhar em parceria com a Deadrone para criar uma tecnologia anti-drones. Esse recurso será capaz de alertar quando uma aeronave não tripulada entrar em áreas sensíveis sem a devida autorização.

05/02/2020 às 23:56
Notícia

BlackBerry pode morrer de novo após fim da parceria com a TCL

Multinacional chinesa vai parar de vender celulares com a marca canadense

Segundo as empresas, a ideia seria empregar essa tecnologia nos locais mais críticos do mundo, em termos de segurança nacional. Ela será integrada no software BlackBerry AtHoc, o que vai permitir o envio de alertas em tempo real para quando drones não autorizados adentrarem determinadas áreas.

Site oficial: BlackBerry AtHoc Crisis Communications System

Como parte dessa parceria, a tecnologia anti-drones proprietária da Deadrone será implementada no Sistema de Comunicação de Crises AtHoc da BlackBerry. Segundo o site Drone DJ, esse software é usado por organizações de todo o planeta para gerenciar e monitorar funcionários em trabalhos durante desastres naturais.


Fonte: BlackBerry

Os líderes das equipes poderão definir alertas específicos para quando drones não autorizados entram em espaços aéreos específicos. De acordo com as companhias, isso vai resultar na criação de alertas baseados em diferentes critérios. Eles podem incluir desde zonas de voo e comportamento dos drones até os grupos de usuários.

Na opinião do vice-presidente de comunicações seguras da BlackBerry, Christoph Erdmann, essa é apenas mais uma camada numa ampla gama de recursos de segurança. Com isso, os drones são apenas mais um ponto na rede de Internet das Coisas (IoT) que precisa ser assegurado e controlado pelos chefes de segurança.

Com o crescente uso de drones por empresas e por usuários mainstream, tecnologias do tipo anti-drone estão ficando mais importantes e comuns. Algumas delas ativam a função "retornar para casa" do drone, fazendo-o voar de volta para o seu piloto. Já outras fazem a aeronave não tripulada pousar imediatamente abaixo de onde se encontrada.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, o sistema chega a destruir o drone, deixando-o totalmente inutilizável. Há até tecnologias de baixo nível tecnológico – como uma que usa outro drone equipado com uma rede, que então é atirada no drone transgressor.

Via: Drone DJ, ZDNet
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.