Chuwi lança Larkbox, que é chamado de
Créditos: Chuwi

Chuwi lança Larkbox, que é chamado de "o menor PC do mundo"

Mini-computador tem o tamanho de um limão e traz CPU quad-core da Intel

A fabricante chinesa Chuwi apresentou o seu novo mini-PC Larkbox, que a empresa está chamando de "o menor computador do mundo". Ele possui apenas 0,6 litro de volume – a metade de um NUC da Intel (de 1,2 litro) – o que significa que ele é do tamanho de um limão.

03/06/2020 às 16:49
Notícia

Intel NUC: roadmap mostra novos PCs compactos com Tiger Lake ...

Modelos Next Unit of Computing podem vir com placas de vídeo Nvidia GeForce

O diminuto computador possui dimensões de 61 x 61 x 43 mm e pesa apenas 127 g. Mesmo com um tamanho tão reduzido, ele ainda tem uma pequena ventoinha para resfriamento no seu interior. Inicialmente, a Chuwi havia anunciado que iria lançar o Larkbox com o processador Intel Celeron N4100 (de codinome Gemini Lake).

Indiegogo: Chuwi Larkbox

Ao invés disso, porém, eles resolveram utilizar a CPU Celeron J4115 (Gemini Lake Refresh), que é mais poderosa. Ela tem os mesmos quatro núcleos e quatro threads, mas vem com clock base de 1.8GHz e boost de 2.5GHz. O outro modelo, para efeitos de comparação, tinha 1.1GHz de clock base e 2.4GHz de boost clock. Segundo a Chuwi, essa diferença resulta num aumento de desempenho de 15% com o novo chip.


Fonte: Chuwi

Na parte de memória RAM, o dispositivo traz 6GB LPDDR4, enquanto o armazenamento fica na conta de um slot de SSD M.2 2242 de até 1TB. Originalmente, a empresa tinha anunciado que o aparelho só poderia vir com 128GB de espaço interno, mas esse foi outro upgrade recebido na versão final.

Há ainda a opção de incluir um leitor de cartão microSD no Chuwi Larkbox como uma opção alternativa de armazenamento. O mini-PC inclusive é capaz de suportar monitores com resolução 4K ao utilizar a solução gráfica Intel UHD Graphics 600, com até 12 Unidades de Execução e velocidades de clock de 250MHz até 750MHz.

Continua após a publicidade


Fonte: Chuwi

Na parte de conectividade, o pequeno PC da Chuwi vem com duas portas USB 3.0 Tipo-A, assim como uma porta USB Tipo-C. Para completar, há um conector HDMI e outro de 3,5mm para fones de ouvido. O computador ainda traz suporte para Bluetooth 5.0. A empresa não falou nada oficialmente sobre capacidades de Wi-Fi, mas espera-se suporte à tecnologia Wi-Fi 5.

O Chuwi Larkbox será financiado de maneira coletiva através de uma campanha no site Indiegogo. Esse financiamento terá início no dia 23 de junho. O produto custará US$ 199 quando chegar ao mercado, mas quem participar da campanha poderá comprá-lo por US$ 169. Quem se inscrever na newsletter da Chuwi ainda vai ganhar um desconto de 25% na compra.

Via: Tom's Hardware
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.