Leitura Rápida
- As baterias de Lítio-Enxofre foram desenvolvidas por cientistas australianos
- Ela promete ser capaz de manter um smartphone ativo por até cinco dias e permitir que um carro elétrico rode por até 1.000km sem reabastecer
- Essa tecnologia vai começar a ser aplicada pela empresa Oxis Energy, em uma parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais
- A fábrica será instalada em Juiz de Fora e é esperado que esteja ativa até 2023
Em janeiro de 2020 uma equipe de pesquisadores publicou um artigo científico falando sobre baterias de Lítio-Enxofre (Li-S). Esses novos modelos restruturam a forma que as baterias são desenvolvidas. Segundo os cientistas envolvidos no projeto, ela teria capacidade para manter um smartphone ativo por até cinco dias, ou permitir que um carro elétrico rodasse 1.000km sem precisar recarregar. No final de maio foi informado que a primeira fábrica será instalada no Brasil.
Atualmente, as baterias que equipam smartphones, tablets, notebooks e carros elétricos são feitas por íon-lítio. Esse material é caro e apresenta algumas instabilidades. Quando ele é utilizado com excesso de capacidade, alguma perfuração, ou estufamento, ele pode explodir. Além de usar materiais caros com difícil extração.
Bateria de íons de sódio é aprimorada e pode substituir as de...
O protótipo oferece o mesmo desempenho, com materiais mais simples e baratos
Novos modelos de baterias estão sendo propostas para melhorar a atual opção. Algumas delas são a de íons de sódio e de grafeno. Apesar das inúmeras pesquisas, nenhum desses modelos começou a ser fabricada para comercialização e nunca chegaram ao mercado.
Os modelos de Lítio-Enxofre também já são conhecidos há anos. Alguns cientistas da Universidade Monash, na Austrália, desenvolveram um modelo de bateria que poderia ser usada em smartphones e carros elétricos. Como principais benefícios da bateria de Li-S tem o seu custo de produção ser consideravelmente menor que as de íons de lítio, além de ter maior capacidade energética e ser menos agressiva ao meio ambiente.
“A fabricação e implementação bem-sucedidas de baterias Li-S em carros e redes capturarão uma parte mais significativa da cadeia de valor estimada em US$ 213 bilhões do lítio australiano e revolucionarão o mercado australiano de veículos e fornecerão a todos um mercado de energia mais limpo e confiável.”
- Mainak Majumder, professor da Universidade de Monash e participante do projeto de pesquisa
“A fabricação e implementação bem-sucedidas de baterias Li-S em carros e redes capturarão uma parte mais significativa da cadeia de valor estimada em US$ 213 bilhões do lítio australiano e revolucionarão o mercado australiano de veículos e fornecerão a todos um mercado de energia mais limpo e confiável.”
- Mainak Majumder, professor da Universidade de Monash e participante do projeto de pesquisa
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a empresa britânica Oxis Energy, oficializaram que a primeira fábrica de células de bateria lítio-enxofre será instalada em solo brasileiro. Essa é uma parceria entre o governo do estado e empresa privada, que devem instalar a fábrica no parque industrial da Mercedes Benz, em Juiz de Fora, MG.
O projeto teve um investimento de R$ 245 milhões, que cobrirão as despesas iniciais do projeto. O esperado é que as operações comecem a acontecer até 2023. Segundo o projeto, o primeiro ano pode gerar até 300 mil células de bateria de Lítio-enxofre, podendo ser expandidas no futuro para até 5 milhões de unidades.
“Nosso objetivo é auxiliar o governo brasileiro a eliminar todos os ônibus movidos a motores de combustão interna em um período de 25 anos, o que equivale à produção de quatro bilhões de células. O Brasil tem a terceira maior frota de ônibus do mundo, com 700 mil unidades movidas a combustão interna em circulação”
- Huw Hampson-Jones, presidente da Oxis Energy
“Nosso objetivo é auxiliar o governo brasileiro a eliminar todos os ônibus movidos a motores de combustão interna em um período de 25 anos, o que equivale à produção de quatro bilhões de células. O Brasil tem a terceira maior frota de ônibus do mundo, com 700 mil unidades movidas a combustão interna em circulação”
- Huw Hampson-Jones, presidente da Oxis Energy
O grande benefício em ter uma fábrica de células de bateria Lítio-Enxofre no Brasil é o uso em veículos elétricos, não somente carros, como também em ônibus. Atualmente, o modelo de transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, sendo também uma das soluções mais poluentes. Com baterias mais acessíveis, grande parte da frota poderia ser substituída por modelos elétricos ao passar dos anos.
Usar veículos elétricos além de ser menos poluente, também pode ser mais barato à longo prazo. Os veículos de combustão precisam ser abastecidos por combustíveis baseados na extração de petróleo, que possuem variações de preço de acordo com a refinaria. Já a opção elétrica, pode ser abastecida por painéis solares, ou outras opções renováveis.
Via: InsideEVS Fonte: monash