Chat Heads do Facebook Messenger mudam para a Bubbles no Android 11
Créditos: XDA developers

Chat Heads do Facebook Messenger mudam para a Bubbles no Android 11

A atualização mais recente do aplicativo já utiliza a nova interface

O Facebook Messenger, que já usa há bastante tempo o recurso das Chat Heads, mudou sua interface de programação de aplicativos para a API Bubbles. Antes, o aplicativo usava o sistema de alerta do próprio Android. Agora, quando roda no Android 11, a versão mais recente do do Facebook Messenger (268.0.0.3.118) utiliza o API Bubbles

01/06/2020 às 21:30
Notícia

Android 11 pode trazer novas funções rápidas quando botão pow...

Imagens mostram que a Google pode atualizar as funcionalidades no próximo SO

O recurso foi testado pelos XDA Developers no Android 11 Beta 1 e no Android 11 DP4. Ele aparece como uma nova opção – chamada Bubbles – nas configurações do Facebook Messenger. Uma vez ativado, o usuário pode escolher entre ver os balões para todas as conversas, apenas para conversas selecionadas ou, ainda, para nenhuma conversa. 

A interface possibilita ao usuário do Android acesso fácil ao aplicativo sem parar o que estava fazendo, além de manter as importantes em destaque, o que acaba funcionando também como um lembrete. Parece familiar? E é. A nova não é muito diferente das antigas Chat Heads do Messenger. As mensagens aparecem como um balão de bate-papo no Home Screen. Ao tocar o ícone, que pode ser arrastado de um lado para o outro, a conversa abre em uma janela flutuante. Há também a opção de juntar várias conversas em um único balão, tocando no ícone de adição na parte superior e adicionando um novo contato. Para descartar a notificação, basta arrastar a bolha para o ícone X que aparece na parte inferior da tela.

O Google introduziu a nova API Bubbles com o Android 10 Beta 2 em abril de 2019 como um recurso para desenvolvedores, pedindo que testassem a API em seus aplicativos. A ideia era que os apps já estivessem prontos para a nova interface quando o recurso fosse lançado em uma versão futura do Android.

E foi o que aconteceu. Como esperado, a API foi ativada no Android 11 Developer Preview 1, lançado no início deste ano. No Android 11 Beta, o recurso Bubbles está disponível nas Configurações de Notificação e não mais nas Opções do Desenvolvedor. Os desenvolvedores ainda precisam habilitar o suporte para mostrar notificações em um balão. 

 

Fonte: XDA Developers
User img

Rafaela Moura do Nascimento

Rafaela Moura é bióloga, professora e jornalista. Se interessa por quase tudo, de casas de barro a novas tecnologias. Aprender e escrever são suas paixões.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.