Nasa quebra tradição e publica foto do novo coronavírus em site de astronomia
Créditos: NIAID / NASA

Nasa quebra tradição e publica foto do novo coronavírus em site de astronomia

Agência espacial trata a pandemia como uma guerra entre duas raças

A Nasa surpreendeu recentemente ao escolher uma foto do novo coronavírus para ser compartilhada em seu site Astronomy Picture of the Day (Apod), que publica fotos todo dia, desde 1995, de fenômenos astronômicos observados por cientistas do mundo inteiro. O registro microscópico foi feito pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (Niaid) e quebra uma sequência histórica de fotos voltadas ao espaço.

A agência espacial chama atenção para o momento vivido no mundo, a Covid-19 já contagia mais de 6,2 milhões de pessoas e registra 375 987 vítimas da doença. O grupo que capturou a imagem observa que o vírus enfrentado atualmente é muito semelhante a outros da mesma família viral, como o Sars-CoV, que apareceu em 2002, e também o MERS-CoV, de 2012. As síndromes respiratórias, no entanto, foram menos contagiosas.

Sempre que uma foto é compartilhada no site, um pequeno texto acompanha a imagem. Desta vez, o texto trata o novo coronavírus como um inimigo alienígena, a pandemia como uma batalha épica entre duas espécies. Escrito pelos astrônomos Robert Nemiroff e Jerry Bonnel, o texto cita os humanos, criaturas baseadas em DNA, contra as baseadas em RNA, os vírus.

Máscara auto-desinfetante contra Coronavírus
funciona com carregador de celular

"A humanidade está sob ataque. O ataque não é de grandes alienígenas que tentam atacar, mas de invasores tão pequenos que mal podem ser vistos, e tão estranhos que nem estão claramente vivos. Em todo o planeta Terra, os seres humanos baseados em DNA estão sendo invadidos pelo SARS-CoV2 baseados em RNA. O vírus, que cria uma doença conhecida como Covid-19, é especializado em reprogramar células humanas em 'zumbis' que fabricam e liberam cópias de si mesmas. Retratado aqui é uma imagem de alta ampliação de uma célula humana coberta pelo ataque ao novo coronavírus SARS-CoV2 (laranja). Batalhas épicas em que duas espécies se enfrentam em uma luta até a morte não são incomuns na Terra. Mesmo assim, a maioria dos seres humanos deve sobreviver', avaliam os astrônomos.

Fonte: NIAID, APOD
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.