Leitura Rápida
- Vazamento mostra as especificações do SoC AMD Ryzen C7
- O novo SoC desenvolvido pela AMD é apresentado com especificações topo de linha
- Ele deve ser equipado com conexão 5G, GPU RDNA 2 mobile, sendo até 45% mais rápidos que os modelos mais eficientes do mercado atualmente
[ATUALIZAÇÃO 13:30]
Depois de lançarmos as supostas especificações do SoC Ryzen C7, um novo tweet do Videocardz alega que as informações são falsas. Até agora, o portal não referenciou nada para comprovar a falsidade do vazamento - mas, reiterando, trata-se de um vazamento. Então, as chances são praticamente 50/50.
A AMD é uma empresa muito conhecida pelos seus processadores para PC, tanto desktop como para notebooks. Parece que as especificações do SoC da fabricante, para smartphones, apareceu um site famoso por vazamentos sérios, o Slash Leaks, mostrando um chip muito acima dos atuais modelos do mercado. O Ryzen C7, como está sendo chamado, deve trazer conexão 5G, GPU RDNA 2 mobile, sendo até 45% mais rápidos que os modelos mais eficientes do mercado atualmente.
Em 2019, a Samsung e a AMD já tinham anunciado uma parceria. Portanto, é esperado que os SoCs comecem a ser integrados em smartphones da empresa (ainda não se sabe em qual linha), em 2021. As especificações mostram um SoC muito potente, você pode conferir na imagem abaixo:
Um SoC é a unidade de processamento básica de um smartphone. Ele integra outros vários hardwares, que em computadores por exemplo, são colocados independentemente. Nesse caso, CPU, GPU, Modem, Unidades de conexão e conectividade são integradas em um único chip. Portanto ele é chamado de System on Chip (SoC), ou sistema em um chip.
GPU que AMD está fazendo para a Samsung é bem mais rápida que...
Vazamento de testes mostra resultados muito acima do que é oferecido pelo Snapdragon 865
Uma das coisas que mais chama atenção são os detalhes da CPU. Ela é equipada com oito núcleos, sendo que cada um deles possuem, independentemente, muita capacidade de processamento.
A imagem mostra que cada núcleo possui características próprias. Há dois núcleos Gaugin Pro baseados no Arm Cortex-X1, que é uma tecnologia recentemente anunciada. Há outros dois núcleos Gaugin, baseados no Arm Cortex-A78 e os demais quatro núcleos são baseados no Arm Cortex-A55. Dois dos núcleos Cortex-X1 rodam em 3 GHz, dois do Cortex-A78 em 2,6 GHz, enquanto os demais quatro núcleos alcançam até 2 GHz.
O chip é fabricado pela empresa TSMC, que é uma parceira da AMD. Ele é desenvolvido com a litografia de 5nm, uma novidade para a indústria. O esperado é que esse processe deixe o desempenho do SoC ainda mais rápido.
A GPU que integra o SoC também possui uma atenção especial. Ela faz parte da linha RDNA 2 mobile, própria da AMD. Segundo o vazamento, ele oferece frequências de até 700MHz, com quatro núcleos personalizados. A promessa é que ele seja até 45% melhor e mais rápido que o Adreno 650, que é usado hoje como referência para dispositivos de alto desempenho, em conjunto com o Snapdragon 865. Essa tecnologia equipa smartphones topo de linha do mercado atualmente.
Outras informações que a tabela de especificações traz é o tipo da memória usada. Ela deve ter o padrão LPDDR5, que consegue fazer uma transferência de dados de até 5.500 Mbp/s. O SoC também deve trazer armazenamento em UFS 3.1.
Para finalizar, a imagem mostra as conexões possíveis nos dispositivos equipados com o SoC e, impressiona pela variedade. O SoC deve trazer suporte a banda Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1 e NFC. Além de vários sistema de suporte de satélite, como o conhecido GPS, mas também outros, como GNSS, Beidou, Galileo, GLONASS, e mais.
Essa imagem está sendo vinculada em diversos sites sérios de hardware, apesar disso ainda é um vazamento. A AMD não se pronunciou sobre as possíveis especificações de seu chip. A única coisa que é oficial é que os primeiros dispositivos a receber esses SoCs serão da Samsung. É esperado que o anúncio oficial ocorra em breve e que tenhamos smartphones com chips Ryzen C7 em 2021.
Via: Adrenaline