Leitura Rápida
- O Android 10 possui um modo Launcher3, que permite que o smartphone seja conectado a uma tela e usado no modo desktop
- Apesar disso, ele não tem muitas funcionalidades
- Um desenvolvedor conseguiu fazer uma modificação no sistema, que deixa o modo desktop mais usual, semelhante ao Samsung Dex
- Esse é um mod não oficial, já que foi desenvolvido paralelamente, caso o usuário queira fazer a instalação ele assume os riscos de ter um software com modificações
A última versão do sistema operacional mobile da Google, o Android 10, já está disponível há quase nove meses. Apesar disso, ainda há algumas funcionalidades colocadas nessa versão do sistema que estão sendo explorada pelos desenvolvedores. A mais recente é o “Iniciador secundário” que é o modo desktop do sistema.
Google adia o anúncio do Android 11 Beta, mas sem previsão de...
Empresa apresentaria nova versão do sistema operacional em evento dia 3 de junho
A Google adicionou esse modo ao Launcher3. Isso permite que, quando um dispositivo Android, com suporte para saída de vídeo, seja conectado a um monitor externo, essa atividade do Iniciador secundário é mostrada no monitor externo. Apesar disso, esse modo é extremamente básico e, apesar de poder ser usado, não é muito útil.
Alguns desenvolvedores de aplicativos, que não são ligados ao Google, perceberam que é possível que seus próprios apps possam tornar esse modo mais útil para os usuários. O desenvolvedor da XDA, farmerbb, implementou uma barra de tarefas 6.0 a esse recurso.
A barra de tarefas era confusa e desorganizada, não sendo muito agradável de utilizar. O que o farmerbb fez, foi atualizar e corrigir os erros, tornando ela útil. Novamente, vale lembrar que esse é um processo paralelo ao Google, usa o código aberto do sistema, de forma modificada. Não é uma atualização oficial da plataforma.
Para saber como é o processo de instalação, você pode acessar o passo a passo exemplificado pelo XDA-Developers, neste link.
A atualização feita pelo desenvolvedor torna o Android 10 semelhante ao Samsung DeX. A coreana permite que seus usuários utilizem o seu smartphone com as mesmas funcionalidades que um notebook daria. Conectado o Galaxy a uma tela, como um monitor, é possível fazer apresentar uma série de tarefas.
Essa modificação do sistema permite algo semelhante, mas para todos os dispositivos integrados ao Android 10. Depois de conectado é possível usar o menu Iniciar para usar, instalar e procurar aplicativos, abrir alguns menus do sistema, fazer apresentação de imagens, entre outras coisas.
Caso o usuário queira fazer modificações no sistema, também é possível. Outros widgets . Você pode iniciar várias instâncias do Windows e, em alguns casos, como o Google Chrome, possui várias guias.
Via: Xda-developers