Google lança Sodar, aplicativo que usa AR para ajudar no distanciamento
Créditos: Google

Google lança Sodar, aplicativo que usa AR para ajudar no distanciamento

App mostra onde são os 2m indicados e se há alguém nesse espaço

Leitura Rápida

  • Google lançou um novo app, baseado em Realidade Aumentada, chamado Sodar
  • O app ajuda as pessoas a saber o distanciamento de 2m que é recomendado pela OMS para evitar o contágio de Covid-19
  • O aplicativo pode ser usado no Chrome ou em dispositivos Android

A Google anunciou um novo aplicativo com Realidade Aumentada, chamado Sodar. Ele pode ser usado para verificar a distância que uma pessoa está da outra. Ele está disponível para o Chrome e também em dispositivos Android. Assim, é possível saber se o distanciamento de dois metros - indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como seguro para evitar a transmissão de Covid-19 -, está sendo seguido.

Sodar

A pandemia mudou o modo como as pessoas estão se relacionando. O indicado é que as saídas sejam evitadas e, quando for necessário, que seja mantida uma distância segura de uma pessoa a outra. O indicado é de 1,5 metro a 2 metros. 

30/05/2020 às 17:16
Notícia

Google adia o anúncio do Android 11 Beta, mas sem previsão de...

Empresa apresentaria nova versão do sistema operacional em evento dia 3 de junho

Algumas empresas estão fazendo marcações no chão para que as pessoas saibam o espaçamento necessário. Apesar disso, nem todos os espaços possuem essa indicação, principalmente me lugares sem filas. Para ajudar saber qual a distância correta, a Google está lançando o app Sodar. 

Como já mencionado, o app possui suporte apenas para Chrome e está disponível para dispositivos Android. Quando o aplicativo é aberto ele usa a câmera para mostrar ao usuário onde é a marcação de dois metros. Caso tenha outra pessoa nesse espaço, o usuário pode recuar, mantendo a distância segura.

Para instalar o app em seu smartphone é necessário abrir o site do Sodar e escanear o QR Code, que está em destaque. A funcionalidade pode ser utilizada em qualquer dispositivo Android. 

Continua após a publicidade

Esse aplicativo faz parte do projeto Experiments da Google. Os desenvolvedores da empresa constroem novos sistemas que podem ajudar em atividades das pessoas, mas que ainda estão em testes. Sodar foi criado usando como base a Realidade Aumentada (AR). Esses recursos podem ajudar em diversas tarefas.

A equipe falou pelo twitter "Sodar - use o WebXR para ajudar a visualizar as diretrizes de distanciamento social em seu ambiente. Usando o Sodar em dispositivos móveis suportados, crie um anel de realidade aumentada de dois metros em torno de você. #hacktohelp"

Apesar da recomendação de distanciamento físico da OMS, é difícil ter a noção do espaço para saber se o limite está sendo respeitado. O Sodar pode ser usado para ajudar nesse processo.

Via: Android Central
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.