Chat do Google foi atualizado e pode ser usado como app PWA
Créditos: Engadget

Chat do Google foi atualizado e pode ser usado como app PWA

Empresa fala que esse método deixa o aplicativo mais seguro

Leitura Rápida

  • A Google está atualizando seu chat e agora ele pode ser usado como um sistema integrado ao sistema operacional
  • Além do Windows, MacOS e Linux também podem usar da nova funcionalidade
  • Para usar o chat é necessário ter o app aberto no Chrome
  • A Google fala que esse sistema é mais seguro e que está trabalhando para trazer suporte para outros sistemas operacionais

O Google oferece diversos aplicativos para a comunicação. Para usar, é necessário ter uma conta no Gmail, que é o e-mail próprio da empresa. Uma dessas funcionalidades era o chat do Hangouts. Ele foi atualizado e pode ser usado no desktop, de forma independente, usando a tecnologia Progressive Web App (PWA).

O chat do Google já apresentava um app para desktop há bastante tempo. A principal alteração feita com a atualização do sistema foi na melhoria de algumas funcionalidades. Principalmente, a integração com outros sistemas operacionais além do Microsoft Windows, como o sistema de código aberto Linux e, também o Apple MacOS. 

09/05/2020 às 13:39
Notícia

Google unifica equipe de apps de mensagem (de novo) e VP menc...

Também há rumores sobre um novo aplicativo de comunicações unificadas

Um aplicativo ser PWA significa que ele é um sistema híbrido. Isso porque ele é uma mistura entre as páginas de web - que são abertas regularmente no navegador do usuário -, e um aplicativo que é instalado diretamente no computador. Isso significa que ele fica entre uma página Web e um app móvel.

O principal benefício dessa atualização é a segurança. O Google diz que usar esse sistema o deixa mais seguro. Isso porque ele é atualizado com o Chrome, tendo as novas informações enviadas automaticamente pela Web, sempre usando os recursos mais recentes disponíveis.

No momento, ele funciona apenas com o Chrome 73. O navegador não precisa ser o padrão do computador, mas é necessário que a aba esteja aberta para que ele funcione. A Google também informou que está trabalhando para dar suporte para outros navegadores em breve. 

Para instalar o aplicativo, você pode acessar este link. É necessário realizar o seu login, e fazer o download do app. Caso já use o aplicativo como uma extensão do Chrome, do Hangouts clássico, a Google irá direcionar automaticamente para o novo app independente do chat. 

Esse não é o primeiro sistema da Google que usa o PWA. Alguns de seus serviços amplamente utilizados, como o Drive e o Fotos, também possuem suas versões com o PWA, além do Chat. Assim, os usuários podem usar sites da web integrados ao sistema operacional de seu PC. 

Via: Engadget Fonte: Google
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Samsung Q80T vs. LG NANO90: Confira qual a melhor TV em JOGOS, FILMES e ESPORTES?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.