Leitura Rápida
- Um novo relatório afirma que a Microsoft irá demitir cerca de 50 jornalistas de seu site MSN
- Eles serão substituídos por Inteligência Artificial
- A empresa diz que essa redução não tem relação com a crise de Covid-19, mas sim por uma decisão interna
- Os jornalistas temem pela credibilidade do site sem a equipe
- Alguns profissionais serão mantidos durante a transição
Segundo um novo relatório publicado pela Seattle Times, a Microsoft irá substituir boa parte da equipe de jornalistas do site MSN por Inteligência Artificial. Isso significa que a tecnologia irá selecionar e publicar as notícias. O site fala que o processo acontecerá em etapas, primeiramente uma equipe será mantida, mas que deve ser despedida aos poucos.
O Seattle Times informa que cerca de 50 profissionais produtores de notícias perderão os seus empregos. O MSN é o site de notícias próprio da Microsoft. A maioria das editorias é composta por notícias de diversos outros portais e compõe o quadro de informações do Microsoft News. Apesar disso, os jornalistas selecionam e compilam as histórias que serão reproduzidas no site.
"Como todas as empresas, avaliamos nossos negócios regularmente. Isso pode resultar em aumento do investimento em alguns lugares e, de tempos em tempos, na reimplantação em outros. Essas decisões não são o resultado de a atual pandemia."
- Comunicado oficial Microsoft
"Como todas as empresas, avaliamos nossos negócios regularmente. Isso pode resultar em aumento do investimento em alguns lugares e, de tempos em tempos, na reimplantação em outros. Essas decisões não são o resultado de a atual pandemia."
- Comunicado oficial Microsoft
O que a Microsoft deve começar a aderir é que a própria Inteligência Artificial faça esse trabalho. Assim, iria dispensar a intervenção humana e seria uma economia para a empresa. Segundo o comunicado da gigante de softwares, isso não tem relação com a atual crise instalada pela pandemia de Covid-19.
Microsoft anuncia um supercomputador para Inteligência Artifi...
Ele foi construído em colaboração e exclusivamente para a OpenAI
Uma equipe de jornalistas vai permanecer encarregada do portal. Não foi informada quantas pessoas irão manter os seus empregos. A previsão é que, cada vez mais, esses profissionais sejam dispensados pela empresa.
Um dos jornalistas que deve perder seu emprego fala "É desmoralizante pensar que as máquinas podem nos substituir, mas aí está". Outro profissional ainda afirma "Passo todo o meu tempo lendo sobre como a automação e a IA vão levar todos os nossos trabalhos. Agora é o meu."
Além da Microsoft, o Google também está investindo no chamado "jornalismo de robôs". Um dos jornalistas que serão dispensados afirma que, por mais eficiente que a IA possa ser, ela ainda não é perfeita. Ele ainda diz que diversas histórias impróprias podem ser vinculadas, além de ser mais difícil identificar informações falsas e notícias repetidas.
Via: BBC