Mega usina solar usa 170 mil espelhos para gerar eletricidade no sul da Califórnia
Créditos: Reprodução/Green City Times

Mega usina solar usa 170 mil espelhos para gerar eletricidade no sul da Califórnia

A instalação Ivanpah Solar Energy Facility consegue abastecer até 140 mil casas por ano

A Instalação de Energia Solar Ivanpah (Ivanpah Solar Energy Facility) no deserto de Mojave, no sul da Califórnia, é uma das maiores usinas de energia solar térmica do mundo. Ela tem esse nome porque foi construída no leito seco do lago Ivanpah, mas seus milhares de espelhos que refletem o azul do céu dão a impressão de que a usina está no meio de um lago.

18/02/2020 às 14:31
Notícia

Cientistas criam dispositivo capaz de gerar eletricidade a pa...

Air-gen gera energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana

A planta tem uma capacidade bruta de 392 megawatts! A instalação utiliza mais de 170.000 dispositivos chamados heliostáticos, cada um consistindo em dois espelhos que direcionam a energia solar para as caldeiras encontradas nas três torres de energia solar centralizadas. As caldeiras usam o calor do sol para produzir vapor que aciona as turbinas para gerar eletricidade.

A usina começou a gerar eletricidade em 2014, e pertence às empresas NRG Energy, BrightSource Energy e Google. Confira abaixo um vídeo em timelapse mostrando a construção da Instalação de Energia Solar no deserto de Mojave:

A mega usina ocupa um espaço um pouco maior que 14 quilômetros quadrados. A instalação pode gerar energia suficiente para abastecer 140.000 casas por ano. Devido à escala de usinas como Ivanpah, a energia solar está se tornando mais barata e poderia ajudar as energias renováveis ??a ultrapassar os combustíveis fósseis como as fontes de eletricidade preferidas no mundo. Isso é um grande avanço para as indústrias que procuram uma fonte de energia limpa

A imagem abaixo foi feita pelo fotógrafo Henry Do, de Las Vegas. "Adoro o tamanho do sistema e o padrão dos espelhos vistos de cima e como eles acompanham o sol", comentou após fotografar o complexo.

Via: New Scientist
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.