Sistema operacional do Pi agora é oficialmente Raspberry Pi OS
Créditos: Tom's Hardware

Sistema operacional do Pi agora é oficialmente Raspberry Pi OS

Versões de 32 e 64 bits do sistema recebem novo nome por não terem o mesmo código do "Raspbian"

Raspberry Pi Foundation lançou nessa semana o novo Raspberry Pi 4 de 8 GB e também anunciou que estava mudando o nome do seu sistema operacional oficial de "Raspbian" para "Raspberry Pi OS". A empresa declarou que vai continuar a oferecer suporte aos dois tipos diferentes de seu sistema operacional primário: a versão tradicional de 32 bits conhecida como Raspbian e a nova de 64 bits (basicamente igual mas que permite o uso de aplicativos de 64 bits que podem consumir mais de 4 GB de RAM).

28/05/2020 às 09:50
Notícia

Raspberry Pi 4 com 8GB de RAM chega custando 75 dólares

Os preços dos modelos com 2GB e 4GB continuam sendo US$ 35 e US$ 55

O Raspberry Pi OS possui alguns novos recursos: um novo aplicativo pré-instalado chamado Bookshelf fornece uma enorme biblioteca de obras da Raspberry Pi Press, incluindo uma coleção completa de edições das revistas MagPi, HackSpace e Wireframe. O usuário também terá acesso a vários livros gratuitos.

O sistema também traz acessibilidade para deficientes visuais: o Raspberry Pi OS possui um novo recurso chamado Magnifier. Ele ajuda a ampliar elementos na tela para melhorar a visibilidade. A nova ferramenta está disponível nos Aplicativos Recomendados, em Acesso Universal.

Ambas as plataformas (32 e 64 bits) estão recebendo o novo nome Raspberry Pi OS. Muitos usuários da marca se perguntaram o motivo de mudar o nome do sistema original, e a própria empresa esclareceu que isso tem a ver com a história da criação do Raspbian.

O Raspbian foi desenvolvido em 2012, ano em que o Raspberry Pi original foi lançado. Ele é uma versão baseada no Debian Linux de 32 bits otimizado para o Pi, especialmente para o processador BCM2835 ARMv6 que está nos Raspberry 1 e Raspberry Pi Zero. O SO é executado como seu próprio projeto de código-fonte aberto, é uma entidade independente. 

Já o novo sistema operacional de 64 bits não usa o software do projeto Raspbian. Os criadores do Raspbian disseram que não desejam que o nome do SO seja usado para algo que não incorpore código de seu projeto.

Continua após a publicidade

User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.