Um drone de classe militar foi visto sobrevoando a área de Minneapolis, Estados Unidos, depois de grandes protestos da população na última sexta-feira. Tratava-se de um Predator, que normalmente é usado por militares em operações fora do país, mas tem também versões desarmadas que atuam na vigilância das fronteiras do país - e foi um desses que apareceu verificando a área, supostamente para ver se haveria novos focos de protesto.
Por mais que o drone estivesse desarmado, não foi uma visão tranquila para a população que, depois de protestos que chegaram a envolver embates com a polícia, avista um drone com um visual bem característico e associado ao uso em guerras fora dos EUA.
A informação foi confirmada por Jason Paladino, autor do tweet acima. Ele colheu informações do Project On Government Oversight e gerou o gráfico usando o ADB-S Exchange, que mostra claramente a trajetória feita pelo Predator na região. O hexágono quase perfeito deixa claro o voo robótico de um drone.
Os protestos nos EUA, não apenas em Minneapolis, têm ficado cada vez mais combativos e seguem a revolta da população depois da morte de George Floyd, cidadão negro que foi morto durante uma ação policial. Quatro policiais brancos renderam o homem e, um deles, apoiou o joelho no pescoço de Floyd durante oito minutos, sob gritou audíveis de "não consigo respirar" do detido, antes de morrer. Os quatro policiais foram demitidos e o responsável direto pela morte de Floyd foi preso, mas essa última morte foi o estopim para uma população que enxerga negros inocentes sendo mortos por ações policiais repetidas vezes ao longo dos anos. O uso de drones militares na vigilância desses protestos certamente não será visto como um passo no sentido de acalmar os ânimos.
Fonte: DroneDJ