Em breve, Google Chrome minimizará automaticamente notificações abusivas
Créditos: Google / Reprodução

Em breve, Google Chrome minimizará automaticamente notificações abusivas

Novidade chegará com o Chrome 84

A Google anunciou algumas novidades que chegarão na próxima atualização do Chrome, prevista para o mês de julho. A principal delas, que visa melhorar a segurança e a privacidade dos usuários, permitirá ao navegador minimizar automaticamente solicitações de permissão e notificações de sites consideradas abusivas. 

Em um post no Chromium Blog, no qual detalha o update, a empresa revela que as notificações abusivas são uma das principais reclamações de usuários do Chrome. Além de estarem exigindo a ativação de notificações para exibição de conteúdo, alguns portais têm usado as permissões para promover malware e obter informações privadas.

A companhia ressalta, no entanto, que a maior parte destas solicitações vêm de um pequeno grupo de sites abusivos. 

Como ressalta o XDA Developers, sites com solicitações de permissão e notificações abusivas serão automaticamente silenciados. Além disso, avisos de notificação aconselharão os usuários que o website pode estar tentando enganá-los. Se o site exigir notificações para exibir o conteúdo, será exibida a seguinte mensagem ao acessar o menu: "Este site pode estar tentando induzi-lo a permitir notificações intrusivas".

Com a mudança no Chrome 84, os desenvolvedores ressaltam que apenas uma pequena fração de portais será afetada. A Google diz esperar, no entanto, que o impacto no volume de notificações seja significativo para alguns usuários.

De acordo com o post, as alterações serão aplicadas apenas a novas solicitações de notificação. No futuro, os desenvolvedores cogitam adicionar proteções para permissões que já foram concedidas a sites abusivos.

O Google Chrome 84 tem lançamento previsto para 14 de julho de 2020.

Via: XDA Developers Fonte: Chromium Blog
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.