Qualcomm colabora com 15 operadoras globais para fornecer dispositivos XR
Créditos: Qualcomm

Qualcomm colabora com 15 operadoras globais para fornecer dispositivos XR

Visores XR são dispositivos leves que se conectam a smartphones com conectividade 5G

A Qualcomm Technologies anunciou durante o evento Augmented World Expo (AWE) uma parceria com operadoras globais, fabricantes de smartphones e de dispositivos XR para entregar visores XR aos consumidores e empresas no próximo ano. XR (Extended Reality ou Realidade Estendida) é um termo usado pela Qualcomm que engloba Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (MR) e tudo relacionado.

Desde a introdução de visores XR ligados a smartphones 5G como parte da categoria de dispositivos da Qualcomm Technologies, quinze operadoras globais, incluindo China Mobile, China Telecom, China Unicom, Deutsche Telekom, EE, KDDI, KT, LG Uplus, NTT DOCOMO, Orange, SK Telecom, SoftBank, Telefonica, Verizon e Vodafone compartilharam planos para experimentar e comercializar visores XR para fornecer experiências imersivas e nunca antes vistas sobre 5G.

XR (Extended Reality ou Realidade Estendida) é um termo usado pela Qualcomm que engloba Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (MR) e tudo relacionado.

Os visores XR são dispositivos leves que se conectam a smartphones com conectividade 5G equipados com os chips Qualcomm Snapdragon 855 ou 865 via cabo USB Type-C. Os visores XR possibilitam uma nova geração de experiências imersivas usando smartphones habilitados para 5G que oferece alta largura de banda e baixa latência, o que é essencial para XR de alta qualidade.

Os aplicativos para smartphones favoritos dos usuários podem se tornar experiências de realidade aumentada (AR) diante de seus olhos ou reuniões no local de trabalho podem ser revolucionadas por meio da telepresença holográfica com plataformas de colaboração virtual, à medida que XR e 5G se unem para transformar a forma como o mundo se conecta, comunica e consome conteúdo.

26/02/2020 às 15:11
Notícia

Qualcomm revela design de referência para sua plataforma de r...

Ele inclui suporte para 5G e sete câmeras

Com Qualcomm XR Optimized Certification Program, a empresa testa o desempenho e valida a compatibilidade entre o visor XR e os smartphones para que eles ofereçam uma boa experiência para os usuários. O programa oferece duas certificações, uma para o visor XR e uma para o smartphone – isto permite que os fabricantes verifiquem a otimização entre múltiplos smartphones e visores sem que seja necessário verificar um a um.

O Qualcomm XR Optimized Certification Program inclui:

Continua após a publicidade

- Desempenho de rastreamento de cabeça com Seis Graus de Liberdade (6DoF) no visor e no smartphone.
- Exibição da validação de calibração no visor.
- Validação de latência de fótons no visor e no smartphone.
- Teste de potência e teste térmico no visor e smartphone.
- Interoperabilidade entre o visor e o smartphone.

Vários fabricantes de visores XR, incluindo 3Glasses, iQIYI, Nreal, OPPO, Panasonic, Pico e Shadow Creator, já estão passando pelo processo de certificação e veremos novos dispositivos já nos próximos meses. Depois de certificados, tanto os visores XR como os smartphones poderão exibir o logo Qualcomm XR Optimized – indicando aos usuários que eles passaram por testes de compatibilidade desempenho. 

As fabricantes de smartphones que planejam oferecer novas experiências XR com seus smartphones com conectividade 5G e visores incluem a ASUS, Black Shark, OnePlus, OPPO, Smartisan, Vivo, ZTE e outras.

Com a expansão global da tecnologia 5G, o ecossistema XR está preparado para unir conectividade celular superior com hardware de qualidade e XR premium. As experiências podem ser dimensionadas em nível global, tanto dentro como fora de casa.

Fonte: TechPowerUp
User img

Fabio Rosolen

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.