A Google parece estar trabalhando em diferentes maneiras de facilitar os pagamentos em diferentes dispositivos. Depois de habilitar os pagamentos com Windows Hello no Google Chrome, a empresa agora está testando a capacidade de permitir que o Google Assistente confirme pagamentos usando a voz do usuário.
Descoberto pela primeira vez pelo site Android Police, o recurso foi confirmado como sendo novo por um porta-voz da Google, que disse que o recurso ainda faz parte de um programa de testes limitado. Embora não pareça ser o método mais seguro, usar sua voz como opção para confirmação de pagamentos é bem mais conveniente do que ter que usar a impressão digital ou o rosto. Isso também pode ser mais conveniente do que o método de segurança existente da Alexa, que permite que você use um PIN para proteger compras feitas usando sua voz.
Google Assistente ganha recurso de programar ações para depois
IA da empresa também ganha facilidades para fazer ligações e melhorias no processo de configuração
O Google Assistente já usa o reconhecimento de voz, conhecido como Voice Match, para certos recursos. Por exemplo, o Assistente não exibirá resultados pessoais se não reconhecer que a voz pertence a um usuário específico. Também é possível fazer com que ele só responda ao comando "Hey Google" se reconhecer a voz do usuário.
O novo recurso é encontrado nas configurações de pagamento do Assistente com o nome “Confirmar com Voice Match”. Ele usa o mesmo reconhecimento de voz para pedir que você confirme um pagamento, embora pareça haver alguns limites para que tipo de compras podem ser confirmadas dessa forma. Embora a Google não tenha especificado, a empresa disse que o recurso estava limitado a um valor máximo por transação e que também há um limite de quantos pagamentos podem ser confirmados dessa forma.
Na documentação de suporte detalhando o novo recurso do Google Assistente, a empresa diz que compras feitas dentro de aplicativos podem ser confirmadas desta forma. O novo recurso aparentemente também suporte a confirmação de pagamentos para pedidos em restaurantes. Um ponto negativo é que ele não parece funcionar com o Google Shopping.
Um caso de uso potencial para esse recurso seria facilitar as compras em dispositivos que não têm outros meios de autenticação biométrica, como alto-falantes inteligentes e displays inteligentes. Como ele ainda faz parte de um programa de testes limitado, não é surpresa ver que ele possui algumas limitações. Ainda não se sabe quando ele estará disponível oficialmente para o público.
Fonte: Neowin.net, The Verge