A criptografia de ponta a ponta para o RCS parece finalmente estar perto de ser introduzida no aplicativo Mensagens da Google. Indícios de que o suporte está a caminho foram encontrados pelo pessoal do APKMirror no código de uma nova versão do aplicativo durante último final de semana.
Samsung lança Galaxy A Quantum com tecnologia de segurança qu...
Chipset QRNG é equipado com recurso de criptografia através de números aleatórios
RCS, ou Rich Communication Services, é um protocolo de mensagens muito superior em relação ao velho SMS. Ele oferece muitas das conveniências modernas encontradas em aplicativos como o iMessage da Apple e o WhatsApp: bate-papos em grupo, confirmação de leitura, indicadores de digitação, limite de 8.000 caracteres (SMS suporta apenas 160) e a capacidade de enviar mensagens usando Wi-Fi ou o plano de dados da operadora de telefonia celular.
Depois de prometer um sucessor para o SMS em 2016, a Google finalmente terminou de implementar o suporte para o protocolo RCS em smartphones com Android no final do ano passado nos EUA. Muitos mercados internacionais ainda estão esperando por isso.
Mesmo com o suporte para o protocolo RCS, o aplicativo Mensagens ainda não conta com um importante recurso de segurança presente sem seus concorrentes: o suporte para criptografia de ponta a ponta. Esta criptografia impede que terceiros interceptem e visualizem o conteúdo das mensagens.
O código de uma versão de testes do Google Mensagens v6.2 inclui diversas referências ao suporte para a criptografia de ponta a ponta. Por enquanto, não há detalhes suficientes para saber ao certo quais são os requisitos exatos para usar essa criptografia de ponta a ponta. É possível que ambas as partes precisem usar o aplicativo Google Mensagens, embora isso possa mudar quando mais aplicativos ganharem suporte.
O que se sabe com certeza é que tanto o remetente quanto o destinatário precisarão ter uma boa conexão com a internet. Se um dos dois tiver uma conexão ruim, o aplicativo oferecerá como alternativa o envio via SMS ou MMS e alertará que as mensagens não serão criptografadas:
Ainda não foi confirmado quando a versão atualizada do aplicativo com o suporte para criptografia de ponta a ponta será disponibilizada para o público. Mesmo assim, o fato de que isso está sendo testado internamente já é uma boa notícia.
Fonte: Gizmodo, 9to5Google