Google Mensagens pode receber suporte para criptografia de ponta a ponta
Créditos: Google

Google Mensagens pode receber suporte para criptografia de ponta a ponta

Referências ao recurso apareceram em uma versão de testes

A criptografia de ponta a ponta para o RCS parece finalmente estar perto de ser introduzida no aplicativo Mensagens da Google. Indícios de que o suporte está a caminho foram encontrados pelo pessoal do APKMirror no código de uma nova versão do aplicativo durante último final de semana.

16/05/2020 às 17:51
Notícia

Samsung lança Galaxy A Quantum com tecnologia de segurança qu...

Chipset QRNG é equipado com recurso de criptografia através de números aleatórios

RCS, ou Rich Communication Services, é um protocolo de mensagens muito superior em relação ao velho SMS. Ele oferece muitas das conveniências modernas encontradas em aplicativos como o iMessage da Apple e o WhatsApp: bate-papos em grupo, confirmação de leitura, indicadores de digitação, limite de 8.000 caracteres (SMS suporta apenas 160) e a capacidade de enviar mensagens usando Wi-Fi ou o plano de dados da operadora de telefonia celular.

Depois de prometer um sucessor para o SMS em 2016, a Google finalmente terminou de implementar o suporte para o protocolo RCS em smartphones com Android no final do ano passado nos EUA. Muitos mercados internacionais ainda estão esperando por isso.

Mesmo com o suporte para o protocolo RCS, o aplicativo Mensagens ainda não conta com um importante recurso de segurança presente sem seus concorrentes: o suporte para criptografia de ponta a ponta. Esta criptografia impede que terceiros interceptem e visualizem o conteúdo das mensagens.

Google Mensagens pode receber suporte para criptografia de ponta a ponta

O código de uma versão de testes do Google Mensagens v6.2 inclui diversas referências ao suporte para a criptografia de ponta a ponta. Por enquanto, não há detalhes suficientes para saber ao certo quais são os requisitos exatos para usar essa criptografia de ponta a ponta. É possível que ambas as partes precisem usar o aplicativo Google Mensagens, embora isso possa mudar quando mais aplicativos ganharem suporte.

Google Mensagens pode receber suporte para criptografia de ponta a ponta

Continua após a publicidade

O que se sabe com certeza é que tanto o remetente quanto o destinatário precisarão ter uma boa conexão com a internet. Se um dos dois tiver uma conexão ruim, o aplicativo oferecerá como alternativa o envio via SMS ou MMS e alertará que as mensagens não serão criptografadas:

Google Mensagens pode receber suporte para criptografia de ponta a ponta

Ainda não foi confirmado quando a versão atualizada do aplicativo com o suporte para criptografia de ponta a ponta será disponibilizada para o público. Mesmo assim, o fato de que isso está sendo testado internamente já é uma boa notícia.

Fonte: Gizmodo, 9to5Google
User img

Fabio Rosolen

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.