Vazamento revela um MacBook Pro com design bem diferente
Créditos: Marcio Jose Sanchez/Associated Press

Vazamento revela um MacBook Pro com design bem diferente

Patentes mostram carregador sem fio embutido e trackpad que pode ser estendido

De acordo com vazamentos recentes, a Apple pode estar se preparando para mudar novamente o design do teclado do MacBook Pro. A empresa não está procurando voltar ao seu extremamente controverso teclado estilo Butterfly, que – após anos de problemas de confiabilidade com as teclas – foi finalmente aposentado com a chegada do novo MacBook Pro de 13 polegadas no início deste mês.

04/05/2020 às 15:19
Notícia

Apple lança novo MacBook Pro 13 com CPU Intel de décima geraç...

O notebook da maçã também suporta até 32 GB de RAM e 4 TB de armazenamento SSD

Em vez disso, uma patente recém-descoberta da Apple sugere que ela está interessada em trazer o suporte para gestos ao teclado e um carregador sem fio embutido para carregar o seu iPhone enquanto você está trabalhando. O teclado seria capaz de reconhecer formas traçadas sobre a superfície das teclas. Com isso você poderia usar gestos para dar um zoom, por exemplo, sem usar o trackpad. Já o gesto de deslizar da direita para a esquerda nas teclas pode ser uma maneira rápida de alternar entre diferentes imagens em um álbum.

O teclado seria capaz de reconhecer formas traçadas sobre a superfície das teclas.

De acordo com outra patente descoberta pelo site Patently Apple, a empresa está procurando expandir o trackpad para torná-lo um único retângulo que fica sob o teclado. Se esta tecnologia sair do laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento e chegar a um produto acabado, a empresa poderia transformar todo o corpo do MackBook Pro em um trackpad.

Conhecida como "Dynamic Input Surface", os proprietários do MacBook Pro seriam capazes de personalizar o tamanho da área sensível ao toque abaixo do teclado, dependendo de sua preferência. De acordo com a patente, a área semelhante ao trackpad poderia chegar até a borda do chassi:

Vazamento revela um MacBook Pro com design bem diferente
Os proprietários do MacBook Pro seriam capazes de
 expandir rapidamente o tamanho da área sensível ao toque

A Apple usaria iluminação para mostrar o tamanho do trackpad, para que você esteja sempre ciente de qual área pode ser usada para interagir com os aplicativos na tela. A empresa quer usar os mesmos sistemas de feedback háptico que usa atualmente para simular um clique em seu Force Trackpad. Este último nunca se move, mas envia uma pequena vibração através do vidro para fazer você sentir como se tivesse mesmo clicado.

Continua após a publicidade


Um carregador sem fio Qi embutido pode recargar a bateria do seu smartphone enquanto você trabalha

Os MacBooks da Apple já possuem alguns dos melhores trackpads do mercado e a nova patente parece indicar que isso não mudará tão cedo. Vale reforçar que empresas multinacionais de tecnologia como Apple e Google patenteiam tecnologia e designs que nunca chegam aos produtos acabados. Não há garantias de que os designs vistos nestes documentos serão implementados em um MacBook Pro no futuro.

Designs de ponta a ponta parecem interessantes, mas muitas vezes têm desvantagens na funcionalidade. Por exemplo, telas de toque com curvas duplas, como as vistas no Samsung Galaxy S20, podem registrar toques e deslizes falsos enquanto você segura o smartphone. Com uma área de trackpad tão vasta, a Apple precisaria garantir que seu software seja inteligente o suficiente para saber quando suas palmas estão apoiadas na área sensível ao toque.

Outros vazamentos indicam que a empresa poderia lançar novos MacBooks com chips baseados na arquitetura ARM e com telas baseadas em Mini-LED. A tecnologia Mini-LED é baseada na LCD, mas com elementos de iluminação muito menores que oferecem um controle mais fino sobre os níveis de iluminação.  Basicamente isso significa uma tela com as cores mais vibrantes e pretos mais profundos de uma tela OLED sem os problemas deste tipo de tecnologia.

Fonte: Express.co.uk, Forbes
User img

Fabio Rosolen

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.