Citra chega ao Android como o primeiro emulador de 3DS para celulares
Créditos: Citra

Citra chega ao Android como o primeiro emulador de 3DS para celulares

Console portátil da Nintendo agora pode ser emulado quase em seu formato original

O emulador Citra para 3DS fez sua estreia oficial em dispositivos Android nessa semana. E não só isso - até o momento dessa publicação, o emulador está disponível na própria Google Play para download gratuito. Esse lançamento é resultado do trabalho dos desenvolvedores originais do emulador em conjunto com fãs que tentavam desde antes levar versões não oficiais do Citra para dispositivos móveis.

O Citra chega aos celulares Android com vários recursos surpreendentes, incluindo controles por movimento e até suporte aos bonequinhos Amiibo da Nintendo. A presença do emulador em smartphones simula melhor a experiência de usar um 3DS do que o Citra no computador, já que o console da Nintendo é portátil.

Contextualizando um pouco a situação, um emulador simula um console de vídeo game no seu dispositivo, seja um computador, um celular ou tablet. Assim você pode jogar os games do console emulado usando ROMs, que simulam cada jogo. É como se você tivesse o vídeo game e colocasse uma mídia física nele, tudo simulado num espaço virtual. 

O uso de emuladores e ROMs é bastante controverso e, para a maioria das produtoras de jogos, pode ser considerado como pirataria. A Nintendo, aliás, é uma das empresas que mais detesta a prática e certamente deve tirar o Citra da loja da Google em breve.

O download do emulador é seguro porque ele está na Google Play, mas encontrar as ROMs para jogar pode expor seus dispositivos a vírus e outros tipos de malware. Assim, o Mundo Conectado não recomenda nem se responsabiliza por problemas que você possa encontrar tentando usar o Citra.

O pessoal do XDA-Developers, de onde vem a notícia, afirma que chegou a testar o emulador e que ele rodou muito bem num OnePlus 8 Pro. O time por trás do desenvolvimento do emulador recomenda o uso de um celular potente para conseguir rodar os jogos, no mínimo um Snapdragon 835 ou melhor. Além disso, eles afirmam que processadores Qualcomm rodam o Citra melhor do que componentes semelhantes de outras fabricantes, como o Exynos da Samsung ou o Kirin da Huawei. Além disso, você deve estar rodando o Android 8.0 ou uma versão mais recente do sistema operacional.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.