Xiaomi registra patente de smartphone dobrável com câmera giratória
Créditos: Let's Go Digital

Xiaomi registra patente de smartphone dobrável com câmera giratória

O aparelho vai abrir na vertical e terá um único sistema de câmeras

Leitura Rápida

  • A Xiaomi registrou a patente de um smartphone dobrável com câmeras que rotacionam
  • Isso indica que a chinesa pode estar planejando lançar um modelo dobrável em breve
  • O smartphone vai contar com um sistema único de câmeras, que vai poder ser usado tanto em fotos traseiras como em selfies e chamadas de vídeo

A Xiaomi acaba de registrar uma nova patente de um smartphone dobrável. O que mais chama atenção no design do aparelho é o seu sistema de câmeras. Parece que a chinesa vai investir em um sistema giratório. Isso vai permitir que o mesmo conjunto seja usado tanto para fotos no modo traseiro como para selfies. O registro mostra uma dobra ao meio, fazendo o aparelho abrir e fechar verticalmente. 

Os designs dos smartphones parecem seguir uma tendência, com empresas concorrentes procurando entregar sempre um dispositivo inovador para seus clientes. Com a corrida do primeiro smartphone dobrável, muitas fabricantes chinesas desenvolveram seu modelo. Um dos mais famosos foi o Galaxy Fold, da Samsung, que trazia um preço muito elevado e tecnologia de ponta.

28/05/2019 às 16:59
Vídeo

A câmera giratória do Zenfone 6 não vai estragar? E a qualida...

Falamos um pouco de nossa experiência com o aparelho e de como opera a câmera Flip

Outra tendência foram as soluções para alocar as câmeras frontais dos aparelhos. O intuito geralmente era relacionado com o melhor aproveitamento da parte frontal dos dispositivos, diminuindo as bordas e aumentando a tela, em um mesmo espaço. O maior empecilho ficava em onde colocar a câmeras. Alguns modelos usaram a solução pop up, onde ela fica inserida dentro do dispositivo e só sai quando acionada. Outra possibilidade, usada nos modelos Galaxy A80 e Zenfone 6 foi usar o mesmo conjunto de câmeras traseira para frente. Para isso era necessário colocar um mecanismo flip nos aparelhos.

Parece que a Xiaomi integrou os dois conceitos nessa nova patente. As fotos de registro mostram que o sistema de câmeras rotaciona. Assim, ele pode ser usado tanto para fotos na traseira, como também para selfies. Isso exclui a necessidade de alocar uma câmera na tela do aparelho, aproveitando assim melhor o espaço.

Continua após a publicidade

A dobra do smartphone patenteado se parece muito com os modelos dobráveis com menores preços. Um exemplo é o Motorola Razr, que seguia o estilo do modelo dos anos 2000 e também o Samsung Z Flip. Isso significa que há uma dobra ao meio do dispositivo. 

Vale lembrar que o registro de uma patente apenas delimita uma propriedade intelectual. Não é incomum que as empresas sigam com esses designs e lancem dispositivos assim como os mostrado nos desenhos de patentes. Apesar disso, também há a possibilidade do mecanismo não funcionar, ou não compensar economicamente para a empresa, fazendo com que ele nunca chegue ao mercado.

Via: GSmArena
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.