Update no Raspberry Pi 4 vai trazer USB Bootloader e facilitar instalação de sistemas
Créditos: Raspberry

Update no Raspberry Pi 4 vai trazer USB Bootloader e facilitar instalação de sistemas

Programadores não ficarão mais limitados ao microSD para iniciar seu Raspberry

O Raspberry Pi 4 vai começar a receber um importante update de firmware que vai facilitar muito o processo de inicialização e instalação de um sistema operacional. Nessa semana a Raspberry Foundation anunciou a chegada do suporte a boot pelo USB, que vai aumentar muito as possibilidades de como você liga seu Pi 4.

O Raspberry Pi 4 foi lançado em junho do ano passado com suporte a 4K e até 4GB de memória RAM. Mas, apesar de suas quatro portas USB - duas 2.0 e duas 3.0 - o pequeno dispositivo não suportava USB Bootloader e restringia seu boot ao uso de um cartão microSD, por exemplo. Por isso essa notícia de update de firmware está sendo muito bem recebida pela comunidade, quase um ano depois de seu lançamento.

27/02/2020 às 19:44
Notícia

Raspberry Pi 4 de 2GB de RAM está custando US$ 35

Computador mantém mesmo valor de 8 anos atrás, mas com o dobro de RAM

O updatel, no entanto, ainda está em fase beta, então precisa ser feito manualmente. Quem estiver interessado vai precisar carregar a última versão do sistema operacional Raspbian num cartão microSD e fazer o update de firmware em um terminal dedicado. Depois é só reiniciar o Raspberry Pi 4 com o cartão e o novo USB Bootloader já deve passar a funcionar.

Para se aprofundar nas configurações do USB Bootloader no Pi 4 confira os detalhes no site oficial da Raspberry.

Fonte: Tom's Hardware
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.