Drones não respeitam legislação e voam de forma ilegal perto de aeroporto aponta estudo
Créditos: SEDA College

Drones não respeitam legislação e voam de forma ilegal perto de aeroporto aponta estudo

Grupo de pesquisadores estuda trafego de drones ao redor de aeroporto e chegam a resultados que mostram uma realidade perigosa

Estudo mostra que maioria dos drones sobrevoando o aeroporto de Daytona não possuem permissão para o mesmo, além de excederem o limite máximo de altitude. Embry-Riddle Aeronautical University realizou uma pesquisa na área do aeroporto internacional de Daytona Beach com o objetivo de analisar o trafego de drones.

Recentemente a Administração Federal de Aviação (FAA) expandiu o sistema que que administra a permissão de drones no espaço aéreo (LAANC) e passou a incluir operações recreativas. A permissão para voar em espaço aéreo controlado (abaixo de 400 pés) é realizada rapidamente através de um aplicativo de celular. 

Usando uma ferramenta de detecção para drones em um espaço aéreo controlado, os pesquisadores avaliaram, durante 30 dias, as atividades dos veículos aéreos não tripulados. O dados captados foram comparados com a quantidade de "permissões" emitidas pela LAANC. O resultado: drones não estão respeitando as normas de utilização de espaço aéreo, assumindo uma postura imprudente. Para os 271 drones dectectados durante o tempo de analise, apenas 94 permissões foram emitidas pela LAANC. 

A pesquisa também analisou a altitude dos drones. Dos 271 drones detectados, 93 estavam acima do limite máximo permitido no território analisado. 41 drones excederam a altitude de 500 pés. Desses 41: 32 estavam entre 500 e 1000 pés, 6 estavam entre 1000 e 1500 pés e 3 estavam acima de 1500 pés.


Gráficos Retirados do estudos Evaluating LAANC Utilization & Compliance for Small Unmanned Aircraft Systems in Controlled Airspace

A altitude máxima em qualquer lugar dos Estados Unidos para um drone é de 400 pés e é obrigatório manter contato visual com o veículo, ou seja, o drone não pode estar fora do campo de visão de quem está manuseando. Podemos ver que não é apenas uma questão de ilegalidade em "permissões burocráticas", mas o não cumprimento dessa normas expõe todos a uma situação perigosa.

14/05/2020 às 16:51
Notícia

Drone chega MUITO perto de jatos caça nos EUA - Veja o vídeo

O voo, sem dúvidas, descumpre várias das leis de segurança para drones...

Os pesquisadores querem replicar o estudos nos demais aeroportos dos Estados Unidos para validar os resultados encontrados. Dessa forma poderão analisar com mais certeza se a realidade de Daytona se estende pelo resto do território americano. As conclusões dos artigos serão usadas para guiar as futuras políticas relacionadas a comunidade crescente de drones. 

Fonte: dronedj
User img

Beatriz Vitoriano Alves de Oliveira

Sou a Bia, em poucas palavras: estudante de Economia, curiosa de carreira e nerd de coração. Desde que me conheço por gente leio sobre tudo e gosto muito de debates.

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.