Índice do Artigo

Android

Google lança aprimoramentos para apps que melhoram a acessibilidade

Novidades contam com Blocos de ação, amplificador de som, lugares acessíveis no Maps e mais

Google lança aprimoramentos para apps que melhoram a acessibilidade
Créditos: Google

A Google aproveitou o dia mundial da conscientização sobre acessibilidade para lançar novas tecnologias que envolvem o assunto. Os dispositivos móveis podem ser uma ferramenta aliada para as pessoas que tem necessidades especiais, permitindo que a sua autonomia seja ampliada no dia a dia. Pensando nisso, a Google anunciou uma série de aplicativos que podem ajudar a tornar tarefas “simples” mais fácil para as pessoas com algum tipo de deficiência.

Os anúncios feitos pela Google são voltados para os dispositivos Android. Esse sistema operacional é próprio da empresa e roda na maioria dos dispositivos comercializados hoje. Apesar disso, é simples usar a maioria das ações, mesmo em outros aparelhos.

Blocos de ação

O recurso Blocos de Ação já havia sido apresentado pela Google em 2019. O principal objetivo é criar botões na tela inicial para executar comandos do Assistente do Google. Em geral, o assistente é acionado por comando de voz. A empresa pensou em maneiras de adaptar isso para pessoas que não podem se comunicar usando a fala.

Action Blocs Play Store

YouTube video

Os botões são, por muitas vezes, mas fáceis de serem compreendidos. Assim, ele é útil não somente para as pessoas que não podem usar sua voz, como também para quem tem problemas cognitivos.

Blocos, com algum ícone escolhido pelo usuário, substituem o comando. Um exemplo pode ser: “OK, Google. Ligue as lâmpadas”. No lugar de falar isso, você clica no ícone lâmpada em seu smartphone, que fica dentro do app. O comando será efetuado do mesmo jeito que seria com a voz.

Apesar de ser projetado como um recurso de acessibilidade, ele pode ser usado para todas as pessoas que quiserem simplificar ações do dia a dia.

Transcrição instantânea

Esse é mais um recurso que também já é conhecido, mas a Google promete que ele teve alguns aprimoramentos. Assim como o nome já diz, o smartphone é usado para transcrição de falas para texto, de forma instantânea. 

Transcrição instantânea Play Store

Isso é especialmente útil para entender algum discurso em outro idioma, o qual alguma pessoa não domina. Ele pode ser usado em viagens, por exemplo. Além de ser essencial para uma pessoa surda.

A Google adicionou algumas novidades no recurso. Agora, a comunidade pode colaborar para deixar o app mais útil. É possível salvar palavras que não são reconhecidas no dicionário. Pode ser para expressões, nomes, etc.

Outra novidade é que o usuário pode pesquisar o texto da descrição por palavras chave. Essas palavras também podem ser usadas para outras funções. Um exemplo é quando uma pessoa surda está em um consultório médico sozinha e a enfermeira chama o seu nome. Ela pode adicionar seu nome como uma palavra chave, assim o seu smartphone irá vibrar quando ouvir o comando, avisando que ela foi chamada.

Amplificador de som

Outra novidade para as pessoas com algum tipo de problema auditivo é o amplificador de som. Esse app agora pode ser usado com fones de ouvido sem fio. Ele capta o som do ambiente e deixa ele mais alto. Assim, a pessoa que tem algum grau de dificuldade auditiva pode ouvir o som melhorado.

Amplificador de som Play Store

Agora eles podem ser usados em fones de ouvido Bluetooth. Isso deixa mais discreto, já que esses tipos de fones geralmente são menores. Uma conversa pode ficar mais confortável, sem que a outra pessoa note que está sendo escutado com ajuda. Os dispositivos Google Pixel também podem aumentar o áudio da mídia reproduzida no smartphone.

Lugares acessíveis no Google Maps

A Google também comunicou que está tornando mais fácil a detecção de lugares acessíveis. O próprio Google Maps vai ter o botão “lugares acessíveis”, para que a pessoa saiba, antes mesmo de sair de casa, se o ambiente possui rampas, elevadores, calçadas, etc.

YouTube video

Isso é voltado especificamente para quem tem problemas de locomoção e utiliza cadeiras de rodas ou muletas. Ele também pode ser útil para pais com carrinho de bebê.

Nem todos os lugares do mundo podem usufruir dessa função do Google Maps. Ele está sendo implementado primeiro na Austrália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Via: Xda-developers, Google