Instagram atualiza as diretrizes para uso de músicas na plataforma
Créditos: Instagram

Instagram atualiza as diretrizes para uso de músicas na plataforma

As novidades valem para todas as contas e os vídeos podem ser silenciados ou bloqueados

Leitura Rápida

  • Instagram está atualizando a sua politica de direitos autorais de músicas na plataforma
  • O uso é liberado em stories e shows ao vivo
  • As restrições serão aplicadas para lives e conteúdos publicados no feed
  • Será enviado um aviso para o usuário, informando que ele está violando as políticas, antes de medidas mais drásticas sejam tomadas
  • O vídeo pode ser silenciado ou bloqueado pela plataforma

O Instagram está alterando as suas diretrizes quanto ao direito autoral em músicas. A plataforma ainda irá permitir que os seus usuários compartilhem o que estão escutando, mas as músicas que estiverem em vídeos ao vivo, ou conteúdos gravados, passarão por inspeções da plataforma. 

Publicação original do Instagram

Isso é válido para qualquer tipo de perfil, tanto os verificados como os não. O Instagram diz que não há limites para o uso de música publicada nos stories (que são os vídeos ou fotos publicadas temporariamente na plataforma, que são mostradas separadamente do feed de publicações) ou ao filmar um evento musical ao vivo.

A principal alteração será nos vídeos dedicado às músicas. Isso porque uma das regras é sempre manter um elemento visual no vídeo, para que o áudio não se torne o foco da publicação. Essas medidas serão aplicadas para músicas não licenciadas.

O Instagram vai começar enviar um aviso apenas para quem estiver realizando a transmissão, caso ele esteja violando as novas diretrizes. A mensagem irá alertar o usuário para a política, evitando assim que a transmissão seja interrompida no meio. A plataforma pode interromper e remover o o áudio não licenciado do vídeo.

Os vídeos que violarem as novas políticas da plataforma podem ser bloqueados ou silenciados. Os usuários serão instruídos sobre as etapas para resolver a situação pela própria plataforma. O que o Instagram recomenda é que os clipes das músicas usadas sejam mais curtos, assim vai evitar maiores problemas. 

A plataforma também menciona que, para evitar totalmente os problemas de direitos autorais das músicas, é possível usar a plataforma Sound Collection do Facebook. Assim, o usuário garante que todas as músicas usadas são licenciadas e não darão problemas. 

Continua após a publicidade

18/05/2020 às 17:30
Notícia

Instagram adiciona aba "Guia" para conteúdos relacionados à q...

Até o momento, novidade está restrita a um grupo de perfis selecionados pela rede social

Essas mudanças nas diretrizes acontecem durante o momento de isolamento social, onde as lives estão sendo amplamente utilizadas pelos artistas e produtores de conteúdo. Esse é o formato escolhido para manter a população entretida, enquanto está em casa. A plataforma ainda toma outras medidas para incentivar o consumo de produtores locais, além de colocar em evidência publicações onde as pessoas estão em casa.

Via: Neowin Fonte: Instagram
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.