Xiaomi descobre marca que falsificava seus Airdots
Créditos: Tecnoblog

Xiaomi descobre marca que falsificava seus Airdots

Empresa apreendeu e fechou uma fábrica que produzia os fones falsificados

Leitura Rápida

  • A Xiaomi começou uma investigação de uma denúncia de uma loja online que estava revendendo os fones Air Dots falsificados
  • A empresa iniciou uma investigação juntamente com as autoridades locais e conseguiram chegar até a fábrica que produzia as falsificações
  • As unidades prontas foram apreendidas, assim como os materiais para a produção de mais fones e também dos envolvidos no processo de fabricação

Já é comum encontrarmos produtos falsificados de grandes marcas. A Xiaomi também é vítima de empresas que falsificam seus produtos. Ela conseguiu identificar os responsáveis por uma rede criminosa e fecharam a fábrica. 

Essa rede fabricava, principalmente, o Redmi Air Dots da Xiaomi. Os fones de ouvido sem fio é um produto muito famoso da empresa, tendo muitas unidades vendidas. Muitos clientes compravam o gadget em lojas não oficiais, e faziam reclamações sobre a qualidade dos seus fones. 

Esse é um dos principais problemas para quem adquire gadgets online, sem ser por um canal oficial. Os produtos são idênticos, possuem a mesma embalagem e design. Apesar disso, a qualidade é muito inferior. Há falhas de montagem, o que faz com que os defeitos apareçam em pouco tempo de uso. 

A Xiaomi recebeu uma denúncia em março, sobre um site online que estava vendendo uma grande quantidade de Air Dots falsificados. A empresa começou a investigação, para identificar a "raiz" do problema. As autoridades chegaram até uma fábrica em Shenzhen, na China. Foram apreendidas mais de 1000 unidades prontas.

Além dos produtos prontos, também foram retidos matéria prima para a fabricação de mais unidades falsificadas de fone de ouvido. Além dos materiais, também foram presas várias pessoas que estavam envolvidas no processo. Falsificar produtos é crime.

06/11/2018 às 13:55
Notícia

Xiaomi apresenta fones wireless Mi Air Dots Youth Edition

Produto custa o equivalente a R$ 108 e tem duração de bateria média de 4h

Continua após a publicidade

O processo de falsificação de objetos não é exclusivo para o mercado chinês, nem apenas de produtos da Xiaomi. Diversos outros equipamentos, de várias marcas, também passam por redes de falsificação. Isso faz com que muitas pessoas comprem os falsos por verdadeiros. A reputação da empresa acaba sendo deturpada, já que os produtos não tem a mesma qualidade e longevidade dos originais. 

Para evitar cair em golpes, o melhor é comprar em canais oficiais. Procure o site oficial da empresa, caso não tenha revendedores na sua região. Há ainda alguns outros parceiros das marcas, que também tem autorização e vendem os produtos fabricados pela própria empresa. Isso vai garantir que você possa reclamar, caso ocorra algum problema com a sua unidade. 

Via: 4GNews
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.