Máquina de telegramas do Titanic será resgatada do fundo do oceano
Créditos: Wikimedia Commons

Máquina de telegramas do Titanic será resgatada do fundo do oceano

Telégrafo Marconi está com os destroços do navio na região norte do Oceano Atlântico

A máquina de telegramas do famoso navio de passeiros britânico RMS Titanic será resgatada por uma empresa de resgate marítimo, que recebeu a autorização da juíza Rebecca Smith, do Tribunal Distrital de Norfolk. A justificativa para isso é de que pode haver alguma mensagem de pedido de ajuda ou uma chamada de resgate armazenada ali, que pode ajudar a entender melhor o que aconteceu no naufrágio mais conhecido da história.

31/08/2019 às 17:14
Notícia

Primeiras imagens em alta resolução mostram como o Titanic es...

Capturas fazem parte de um documentário que será apresentado em breve

"O telégrafo Marconi possui valor histórico, educativo, científico e cultural como o dispositivo que foi usado para emitir os pedidos de ajuda enquanto o Titanic estava afundando".
Rebecca Smith, juíza do Tribunal Distrital de Norfolk

A juíza Smith alterou uma ordem judicial do ano 2000, que impedia qualquer empresa de cortar o casco do Titanic. Na época, o motivo para a decisão era evitar que as companhias buscassem por diamantes nos destroços do navio.


Fonte: Tweak Town

"Ele [o telégrafo] conta uma história importante. Ele conta do heroísmo dos operadores que salvaram as vidas de 705 pessoas. Eles trabalharam até que a água estivessem cobrindo os seus pés".
David Concannon, advogado da empresa de resgate marítimo RMS Titanic

A decisão judicial aprova que a companhia de salvamento marítimo RMS Titanic faça pequenos cortes no casco do navio. Apenas se isso for necessário para chegar na sala da máquina de telegramas e recuperar o telégrafo Marconi.

"A NOAA acredita que um ponto final duro precisa ser colocado para evitar que isso aconteça, porque o suposto benefício de cortar o casco do Titanic para recuperar o equipamento Marconi simplesmente não vale o custo e os recursos investidos, e não é de interesse público".
Comunicado oficial da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)

Via: Tweak Town
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.