Microsoft apresenta novidades do Windows 10 na conferência Build 2020
Créditos: Microsoft

Microsoft apresenta novidades do Windows 10 na conferência Build 2020

A empresa está aprimorando seus sistemas de compartilhamento de arquivos em grupos

Leitura Rápida

  • O Microsoft Build apresentou as novidades que a empresa está trazendo para seus sistemas em 2020
  • Os anúncios ficaram voltados em facilitação de tarefas do dia a dia, principalmente para equipes que estão trabalhando em home office
  • A empresa está trazendo diversas funcionalidades que podem melhorar tarefas diárias

A Microsoft realizou pela primeira vez o Microsoft Build totalmente online. Esse evento é especifico para apresentar as novidades da empresa aos desenvolvedoras. A gigante de Softwares desenvolve diversos outros sistemas além do Windows. Alguns exemplos são a plataforma Microsoft Teams, Fluid Framework, Project Cortex, Outlook e Edge e mais. A desenvolvedora apresentou as novidades que está implementando nessas funcionalidades. 

Windows 10 e Linux

Além de aprimoramentos em seus sistemas, o Windows 10 também participou no anúncio das novidades. Um dos principais anúncios a respeito do sistema operacional foi a integração do com a integração com o Linux. O software de código aberto está sendo mais integrado com o da Microsoft por meio do Windows Subsystem for Linux (WSL).

O Kernel do Linux já tinha sido adicionado ao Windows 10 na última grande atualização do sistema. Dessa vez, a empresa anunciou que irá trazer também suporte a aplicativos GUI do Linux. Eles vão poder ser executados juntamente com os aplicativos já comuns e instalados no Windows.

Microsoft Teams

Um dos focos do Microsoft Build foi nas novidades que o Teams está trazendo. Esse aplicativo é usado para facilitar trabalhos em equipe. É possível realizar videochamadas, conversar pelo chat, trocar informações com várias pessoas.

Durante o isolamento social que está acontecendo em todo o mundo, plataformas como essa são especialmente importantes para que o trabalho, mesmo que em home office, consiga continuar. 

Novidades:

  • Criação de equipes personalizáveis
  • Criação e gerenciamento de diferentes chatbots
  • Aprimoramentos no Power Platform
  • Fluxo de trabalho automatizado
  • Botão de compartilhamento de arquivos como Power BI
  • Organização de reunião e eventos
  • Agendamento de compromissos virtuais
  • Transmissão de eventos e produções de estúdio
  • Agendamento remoto
  • Ampliação e integração com outros aplicativos

Continua após a publicidade

O objetivo da Microsoft é tornar o app mais fácil e intuitivo. Assim, as empresas vão poder facilitar a comunicação e tarefas do dia a dia, mesmo em um ambiente de escritório. 

Fluid Framework

Essa nova funcionalidade é como um arquivo colaborativo, que também pode ser usado em conjunto com o Microsoft Teams. Ele cria blocos que podem ser alterados, movidos de forma colaborativa, entre diferentes pessoas que estiver compartilhado. 

Ele funciona exatamente como os arquivos compartilhados no Google Drive. A principal diferença é que não é necessário criar arquivos separados. Um exemplo é uma planilha. Quando compartilhada, os usuários tem acesso apenas esse documento. Já no sistema da Microsoft todas as funcionalidades estão integrados.

O arquivo pode ser compartilhado com diversas pessoas, que vão poder editar e colaborar com ele. É necessário colocar quais contatos de e-mail o time vai ser formado. 

 Projeto Cortex

Esse é mais um sistema da Microsoft que ajuda a organizar discussões em times. Ele usa Inteligência Artificial e o Microsoft Graph para criar uma rede de conhecimento. Ela consegue manter conectado os arquivos e conteúdos do Microsoft 365 e fontes externas. Assim as informações ficam mais organizadas e podem ser visualizadas de forma simplificada pelas equipes.

A Microsoft chama essa nova funcionalidade de "centro de conhecimento". É possível adicionar as informações para que haja uma maior comunicação entre a equipe e facilite e agilize os projetos. 

Continua após a publicidade

Outlook

O e-mail da Microsoft também recebeu aprimoramentos. Foi adicionada a função "previsão de texto". Para quem utiliza o Gmail, também já conhece essa ferramenta. Quando alguém digita "boa" o sistema já sugere a próxima palavra, como "noite", por exemplo. Isso é usado para tornar a digitação de mensagens mais rápida e ágil.

Outra novidade foi para os usuários que utilizam o e-mail em seus dispositivos mobile. Agora é possível visualizar e responder conversas, pesquisas, perguntas e elogios do Yammer sem sair da caixa de entrada.

Microsoft Lists

A Microsoft aproveitou para lançar outra funcionalidade, o Lists. Ele foi projetado para facilitar a criação, o compartilhamento e o rastreamento de dados e informações. É possível rastrear problemas e relatórios de status, sem precisar sair do Microsoft Teams, do SharePoint.

Os sistemas vão poder ser usados em conjunto, com integração entre eles. O aplicativo exclusivo para o Lists será lançado para dispositivos móveis em breve. 


Como deu para perceber, as novidades da Microsoft foram voltadas para facilitar a integração de times, mesmo que a distância. A criação de uma base de dados pode ajudar em projetos futuros, mantendo a equipe organizada. 

Algumas novidades já podem ser utilizadas, mas muitas ainda estão em fase de implementação e vão começar a ser lançada aos poucos. Para saber as informações completas, você pode acessar a publicação original da Microsoft.

Via: Microsoft, The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.