A Axiomtek, fabricante de hardware taiwanesa, anunciou recentemente o Capa13r - novo computador single-board ou computador de placa única (SBC) que chega ao mercado para rivalizar com o Raspberry Pi. Ele conta com processadores AMD Ryzen e gráficos Radeon Vega, prometendo um poder de processamento "muito maior", com destaque para aplicações 3D.
Novos cartões SD Express serão até 4 vezes mais rápidos que a...
Eles prometem velocidades de transferência de quase quatro gigabytes por segundo
Um computador de placa única, como o nome já explica de certa forma, é uma máquina construída sob uma, e apenas uma, placa de circuitos - com todos os componentes exigidos por um computador funcional (CPU, memória, portas I/O, etc.) No entanto, muitos deles não possuem slots de expansão para funções periféricas.
Essa máquina mede 8,8 centímetros em diagonal, o que o torna bastante semelhante a outro SBC, o Raspberry Pi. As APUs da AMD (processadores com gráficos integrados) podem chegar ao usuário com CPUs Ryzen V1807B ou Ryzen V1605B. As duas contam com quatro núcleos e oito threads, mas o Ryzen V1807B é mais potente - com TDP (Thermal Design Power) podendo variar entre 35W e 45W, além de clock base de 3.4GHz e turbo de 3.8GHz.
Passando para placa de vídeo/GPU, o modelo mais caro do Capa13r conta com uma AMD Radeon Vega 11, enquanto o mais "acessível" traz a AMD Radeon Vega 8. De qualquer modo, somando as Vega com os gráficos integrados dos Ryzen, ele promete bons resultados em renderizações mais exigentes, como materiais em 3D.
O computador traz suporte para até 16GB de memória RAM, através de um conector SO-DIMM DDR4.
O Capa13r pode ser conectado à internet através de um cabo Ethernet (por padrão), mas também há a possibilidade de adquirir uma variante com suporte Wi-Fi - por um valor a mais. Já é possível solicitar o computador no site da Axiomtek, mas o preço oficial não foi divulgado.
Via: Adrenaline