Capa13r é o novo rival do Raspberry Pi com processador AMD Ryzen e gráficos Vega
Créditos: Axiomtek

Capa13r é o novo rival do Raspberry Pi com processador AMD Ryzen e gráficos Vega

O computador de placa única promete poder de processamento muito maior

A Axiomtek, fabricante de hardware taiwanesa, anunciou recentemente o Capa13r - novo computador single-board ou computador de placa única (SBC) que chega ao mercado para rivalizar com o Raspberry Pi. Ele conta com processadores AMD Ryzen e gráficos Radeon Vega, prometendo um poder de processamento "muito maior", com destaque para aplicações 3D.

20/05/2020 às 12:32
Notícia

Novos cartões SD Express serão até 4 vezes mais rápidos que a...

Eles prometem velocidades de transferência de quase quatro gigabytes por segundo

Um computador de placa única, como o nome já explica de certa forma, é uma máquina construída sob uma, e apenas uma, placa de circuitos - com todos os componentes exigidos por um computador funcional (CPU, memória, portas I/O, etc.) No entanto, muitos deles não possuem slots de expansão para funções periféricas.

Essa máquina mede 8,8 centímetros em diagonal, o que o torna bastante semelhante a outro SBC, o Raspberry Pi. As APUs da AMD (processadores com gráficos integrados) podem chegar ao usuário com CPUs Ryzen V1807B ou Ryzen V1605B. As duas contam com quatro núcleos e oito threads, mas  o Ryzen V1807B é mais potente - com TDP (Thermal Design Power) podendo variar entre 35W e 45W, além de clock base de 3.4GHz e turbo de 3.8GHz.

Passando para placa de vídeo/GPU, o modelo mais caro do Capa13r conta com uma AMD Radeon Vega 11, enquanto o mais "acessível" traz a AMD Radeon Vega 8. De qualquer modo, somando as Vega com os gráficos integrados dos Ryzen, ele promete bons resultados em renderizações mais exigentes, como materiais em 3D.

O computador traz suporte para até 16GB de memória RAM, através de um conector SO-DIMM DDR4.

O Capa13r pode ser conectado à internet através de um cabo Ethernet (por padrão), mas também há a possibilidade de adquirir uma variante com suporte Wi-Fi - por um valor a mais. Já é possível solicitar o computador no site da Axiomtek, mas o preço oficial não foi divulgado. 

Continua após a publicidade
Via: Adrenaline
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.