Novos cartões SD Express serão até 4 vezes mais rápidos que a atual geração
Créditos: SD Association

Novos cartões SD Express serão até 4 vezes mais rápidos que a atual geração

Eles prometem velocidades de transferência de quase quatro gigabytes por segundo

A SD Association, grupo responsável por definir os padrões para cartões de memória, anunciou a nova especificação SD 8.0 para cartões SD Express. A nova especificação permitirá que os cartões transfiram dados a uma taxa de quase quatro gigabytes por segundo, em grande parte graças ao uso de interfaces PCI Express 4.0 e NVMe comumente encontradas em SSDs. Essa taxa de transferência mais rápida pode ser bem útil à medida que novas tecnologias, como vídeo 8K, criam arquivos cada vez maiores.

De acordo com a documentação oficial da SD Association, a especificação SD 8.0 permite velocidades de transferência de até 3.938 megabytes por segundo. Este é um aumento considerável em comparação com a s velocidades de até 985 megabytes por segundo oferecidas por cartões baseados nas especificações SD 7.0 e SD 7.1, que utilizam a interface PCI Express 3.1.

07/01/2020 às 18:19
Notícia

Kingston traz vários produtos de memória para serem exibidos ...

Entre as novidades teremos cartões de memória, SSDs NVMe PCIe de 4ª geração, e SSD’s NVMe PCIe para d...

A SD Association confirmou que a nova especificação SD 8.0 estará disponível para cartões de memória SDHC, SDXC e SDUC. O caso dos cartões SDUC, a capacidade máxima de armazenamento suportada atualmente é de 128TB.

Embora a especificação SD 8.0 tenha sido anunciada oficialmente, deve demorar um pouco até que os primeiros cartões de memória baseados nela cheguem ao mercado. O resto agora depende dos fabricantes, que terão que trabalhar para implementar a especificação em novos produtos. Você também precisará de dispositivos compatíveis com a nova especificação, como laptops, câmera, e leitores de cartões de memória para tirar proveito completo da alta velocidade. 

A imagem abaixo mostra uma comparação entre as diferentes especificações SD e as velocidades de transferência máximas suportadas, começando com a SD 1.01 e seus 12,5 megabytes por segundo:

Novos cartões SD Express serão até 4 vezes mais rápidos que a atual geração

“A nova especificação SD 8.0 traz novas oportunidades de armazenamento para dispositivos com níveis de desempenho exigentes em uma variedade de setores. Os cartões baseados nela poderão mover grandes quantidades de dados gerados por comunicação sem fio ou com fio, vídeo em câmera super lenta, captura e reprodução de vídeo em 8K, captura contínua de fotos em formato RAW, câmeras/vídeos de 360 graus, aplicativos com fome de velocidade rodando em cartões de memória e dispositivos móveis, sistemas de jogos em constante evolução, dispositivos IoT multicanais e automotivos, só  para citar alguns".
-- SD Association

Os cartões baseados na nova especificação serão retrocompatíveis com as anteriores, mas as velocidades serão limitadas de acordo com a especificação suportada pelo leitor ou pelo dispositivo onde o cartão baseado na especificação SD 8.0 for inserido. A SD Association acredita que os primeiros produtos baseados na especificação SD 8.0 poderão chegar ao mercado já no final de 2020. Empresas como Samsung, Sony e outras fabricantes de cartões de memória devem anunciar novidades nos próximos meses.

Continua após a publicidade
Fonte: TweakTown, The Verge
User img

Fabio Rosolen

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.