Microsoft anuncia um supercomputador para Inteligência Artificial
Créditos: Microsoft

Microsoft anuncia um supercomputador para Inteligência Artificial

Ele foi construído em colaboração e exclusivamente para a OpenAI

A Microsoft anunciou durante sua conferência para desenvolvedores Build 2020, que foi realizada online por causa da pandemia de Coronavírus (COVID-19), que construiu um supercomputador para Inteligência Artificial (IA).

Construído em colaboração e exclusivamente para a OpenAI, o supercomputador hospedado na plataforma Azure foi projetado especificamente para treinar os modelos de IA da empresa. Ele também representa um marco na parceria anunciada no ano passado para o desenvolvimento conjunto de tecnologias de supercomputação na plataforma Azure.

22/07/2019 às 16:43
Notícia

Microsoft anuncia investimento de US$1 bilhão na OpenAI, empr...

O objetivo é criar uma Inteligência Geral Artificial que corresponda ao intelecto humano

Ele também é um primeiro passo para criar a próxima geração de modelos de IA maiores e a infraestrutura necessária para treiná-los, disponível como uma plataforma para outras organizações e desenvolvedores. "A coisa mais empolgante sobre esses modelos é a amplitude das coisas que eles vão permitir", disse Kevin Scott, da Microsoft, que acredita que os benefícios potenciais vão muito além dos avanços típicos em um tipo de modelo de IA.

O objetivo da OpenAI não é apenas buscar avanços na pesquisa, mas também projetar e desenvolver poderosas tecnologias de IA que outras pessoas possam usar. O supercomputador desenvolvido em parceria com a Microsoft foi projetado para acelerar esse ciclo.

O supercomputador desenvolvido para a empresa é um sistema único com mais de 285.000 núcleos de CPU, 10.000 GPUs e 400 gigabits por segundo de conectividade de rede para cada servidor de GPU. Em comparação com outras máquinas listadas no TOP500 de supercomputadores mais rápidos do mundo, a Microsoft diz que ele está no “top 5”.

Microsoft anuncia um supercomputador para Inteligência Artificial

Hospedado na plataforma Azure, o supercomputador também se beneficia de todas as capacidades de uma robusta infraestrutura de nuvem moderna, incluindo implantação rápida, data centers sustentáveis e acesso aos serviços do Azure.

Em seu anúncio a Microsoft não revelou detalhes específicos sobre as GPUs e GPUs usada por este supercomputador para IA. Uma possibilidade é que as GPUs são baseadas na arquitetura NVIDIA “Ampere”, mas isso ainda não foi confirmado.

Continua após a publicidade
Fonte: TechPowerUp
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.