Drone Mavic Air 2

Drone Mavic Air 2 "brasileiro" terá sensor ADS-B que detecta aviões e helicópteros

Inicialmente apenas Brasil e EUA irão trazer sensor que aumenta segurança do drone

Leitura Rápida

  • Tecnologia AirSense ADS-B (que identifica aeronaves tripuladas) não está presente em todos os modelos
  • O modelo brasileiro diferente do que noticiado anteriormente trará a tecnologia
  • Inicialmente apenas EUA e Brasil terão a versão com ADS-B

ATUALIZAÇÃO 05/06/2020: A DJI entrou em contato e passou essa atualização: "É importante destacarmos um ponto e fazer uma atualização sobre o ADS-B: No Brasil, os drones vão contar, sim, com o hardware do ADS-B. No entanto, não teremos o software do AirSense disponibilizado aqui. Isso significa que se você comprar o drone e levá-los aos EUA, você consegue ter acesso por lá – mas apenas por lá."

Para ficar claro, a versão nacional tem o sensor, mas devido software não vai funcionar no Brasil, mas teria suporte a tecnologia AirSense caso o drone voe nos EUA, ao menos em um primeiro momento, sendo que isso não foi informado se pode vir a mudar ou não no futuro.


É oficial, o drone DJI Mavic Air 2 que será comercializada no Brasil vai trazer sensor ADS-B, assim como a versão Americana, sendo por enquanto os dois únicos países do mundo a ter essa versão. Como noticiamos antes, a princípio apenas a versão comercializada nos EUA receberia a versão com sensor ADS-B, mas de acordo com uma publicação no Instagram da loja FlyPro, uma das maiores do país e certificada pela DJI, todos os drones que forem comercializados de forma oficial no país trarão o sensor, e mesmo as primeiras unidades que chegarem para alegria de quem comprou em pre-venda.

DJI AirSense - entenda tecnologia para drones detectarem aviões e helicópteros

Para quem não sabe do que se trata os sensores ADS-B, a DJI fez um comunicado informando que todos os drones, com mais de 250 gramas, fabricados em 2020, teriam a tecnologia AirSense ADS-B. Essa funcionalidade detecta outras aeronaves, como aviões e helicópteros e informa ao usuário a presença delas, desde que as mesmas também tragam esses sensores. Assim, os voos ficam mais seguros, diminuindo a possibilidade de acidentes de colisão entre um drone e uma aeronave tripulada. Apesar disso, a empresa homologou dois modelos do Mavic Air 2 (que tem mais de 250g), uma versão sem o ADS-B e outra com.

Pré-venda do drone DJI Mavic Air 2 na FlyPro

O primeiro lote do Mavic Air 2 não será igual para todo o mundo. A empresa selecionou a princípio apenas América do Norte para receber o drone com AirSense ADS-B, mas de acordo com a publicação da FlyPro, a pedido dos usuários Brasileiros o modelo que vem para nosso país também trará o sensor. Veja abaixo a nota oficial no rodapé no site oficial do drone onde a empresa explica o motivo pela decisão inicial:

Continua após a publicidade

A empresa explicou que a intenção era que todos os drones fossem equipados com o ADS-B. Apesar disso, a produção foi interrompida devido a pandemia de Covid-19. Isso obrigou que a empresa tomasse uma atitude. Uma possibilidade era adiar o lançamento do drone e, uma outra opção, era apresentar dois modelos.

03/05/2020 às 16:32
Artigo

O Mavic Air 2 é melhor que o Mavic 2? Veja artigo comparando ...

Novo Mavic Air 2 supera linha Mavic 2 em algumas características, custando bem menos

A empresa optou pela segunda opção. Como mencionado pela DJI, todos os demais aspectos são idênticos. A única alteração feita entre os modelos vendidos é a presença, ou ausência do ADS-B. 

Inicialmente a informação da escolha de oferecer a tecnologia apenas para a América do Norte, se deu pelas leis implementadas nesses países. A regulamentação para aeronaves nos EUA é extremamente rígida e obriga uma série de medidas de segurança extra, que são optativas em outros países. 

Para que o ADS-B funcione, as aeronaves precisam estar equipadas com o sistema. Assim, o recurso consegue identificá-las. Caso contrário, não há como o drone ter a informação, tornando a funcionalidade sem muita utilidade. Isso é o que acontece no Brasil. Nem todos os aviões e helicópteros possuem o sistema. Isso torna o recurso útil em muitos casos, mas não 100% funcional.

Estamos esperando receber o Mavic Air 2 nos próximos dias para uma análise completa desse que promete ser um dos melhores drones do mercado.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

40 ATALHOS do WINDOWS 10 para você virar um EXPERT no SISTEMA OPERACIONAL

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.