Leitura Rápida
- Tecnologia AirSense ADS-B (que identifica aeronaves tripuladas) não está presente em todos os modelos
- O modelo brasileiro diferente do que noticiado anteriormente trará a tecnologia
- Inicialmente apenas EUA e Brasil terão a versão com ADS-B
ATUALIZAÇÃO 05/06/2020: A DJI entrou em contato e passou essa atualização: "É importante destacarmos um ponto e fazer uma atualização sobre o ADS-B: No Brasil, os drones vão contar, sim, com o hardware do ADS-B. No entanto, não teremos o software do AirSense disponibilizado aqui. Isso significa que se você comprar o drone e levá-los aos EUA, você consegue ter acesso por lá – mas apenas por lá."
Para ficar claro, a versão nacional tem o sensor, mas devido software não vai funcionar no Brasil, mas teria suporte a tecnologia AirSense caso o drone voe nos EUA, ao menos em um primeiro momento, sendo que isso não foi informado se pode vir a mudar ou não no futuro.
É oficial, o drone DJI Mavic Air 2 que será comercializada no Brasil vai trazer sensor ADS-B, assim como a versão Americana, sendo por enquanto os dois únicos países do mundo a ter essa versão. Como noticiamos antes, a princípio apenas a versão comercializada nos EUA receberia a versão com sensor ADS-B, mas de acordo com uma publicação no Instagram da loja FlyPro, uma das maiores do país e certificada pela DJI, todos os drones que forem comercializados de forma oficial no país trarão o sensor, e mesmo as primeiras unidades que chegarem para alegria de quem comprou em pre-venda.
DJI AirSense - entenda tecnologia para drones detectarem aviões e helicópteros
Para quem não sabe do que se trata os sensores ADS-B, a DJI fez um comunicado informando que todos os drones, com mais de 250 gramas, fabricados em 2020, teriam a tecnologia AirSense ADS-B. Essa funcionalidade detecta outras aeronaves, como aviões e helicópteros e informa ao usuário a presença delas, desde que as mesmas também tragam esses sensores. Assim, os voos ficam mais seguros, diminuindo a possibilidade de acidentes de colisão entre um drone e uma aeronave tripulada. Apesar disso, a empresa homologou dois modelos do Mavic Air 2 (que tem mais de 250g), uma versão sem o ADS-B e outra com.
Pré-venda do drone DJI Mavic Air 2 na FlyPro
O primeiro lote do Mavic Air 2 não será igual para todo o mundo. A empresa selecionou a princípio apenas América do Norte para receber o drone com AirSense ADS-B, mas de acordo com a publicação da FlyPro, a pedido dos usuários Brasileiros o modelo que vem para nosso país também trará o sensor. Veja abaixo a nota oficial no rodapé no site oficial do drone onde a empresa explica o motivo pela decisão inicial:
"Devido à escassez da cadeia de suprimentos relacionada à pandemia de coronavírus, as unidades Mavic Air 2 equipadas com o AirSense ADS-B estarão inicialmente disponíveis apenas na América do Norte. Uma versão do Mavic Air 2 estará disponível fora da América do Norte sem o ADS-B. Os dois modelos são idênticos em todos os outros aspectos, como desempenho de voo e imagem." - Comunicado de imprensa da DJI
"Devido à escassez da cadeia de suprimentos relacionada à pandemia de coronavírus, as unidades Mavic Air 2 equipadas com o AirSense ADS-B estarão inicialmente disponíveis apenas na América do Norte. Uma versão do Mavic Air 2 estará disponível fora da América do Norte sem o ADS-B. Os dois modelos são idênticos em todos os outros aspectos, como desempenho de voo e imagem." - Comunicado de imprensa da DJI
A empresa explicou que a intenção era que todos os drones fossem equipados com o ADS-B. Apesar disso, a produção foi interrompida devido a pandemia de Covid-19. Isso obrigou que a empresa tomasse uma atitude. Uma possibilidade era adiar o lançamento do drone e, uma outra opção, era apresentar dois modelos.
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A empresa optou pela segunda opção. Como mencionado pela DJI, todos os demais aspectos são idênticos. A única alteração feita entre os modelos vendidos é a presença, ou ausência do ADS-B.
Inicialmente a informação da escolha de oferecer a tecnologia apenas para a América do Norte, se deu pelas leis implementadas nesses países. A regulamentação para aeronaves nos EUA é extremamente rígida e obriga uma série de medidas de segurança extra, que são optativas em outros países.
Para que o ADS-B funcione, as aeronaves precisam estar equipadas com o sistema. Assim, o recurso consegue identificá-las. Caso contrário, não há como o drone ter a informação, tornando a funcionalidade sem muita utilidade. Isso é o que acontece no Brasil. Nem todos os aviões e helicópteros possuem o sistema. Isso torna o recurso útil em muitos casos, mas não 100% funcional.
Estamos esperando receber o Mavic Air 2 nos próximos dias para uma análise completa desse que promete ser um dos melhores drones do mercado.
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